Cotidiano

Richa promete apoiar luta contra prorrogação

Ao receber a carta, segundo Schiavinato, Richa disse ser um aliado na luta contra a renovação antecipada

Curitiba – Já está de posse de Beto Richa a carta do Programa Oeste em Desenvolvimento pedindo, entre outras coisas, a realização de uma auditoria nas praças de pedágio da BR-277, principal corredor de exportação da produção agropecuária do Oeste paranaense via Porto de Paranaguá.

Aprovado por mais de 400 representantes de diferentes setores, o documento foi entregue em mãos ao governador pelo presidente da Frente Parlamentar do Oeste, deputado estadual José Carlos Schiavinato.

Nela, os líderes da região também se posicionam contra a renovação antecipada dos atuais contratos. A ideia é que, no fim das atuais concessões (em 2021) sejam realizadas novas licitações com base nos modelos atuais em disseminação pelo País – de segunda e terceira gerações.

Ao receber a carta, segundo Schiavinato, Richa disse ser um aliado na luta contra a renovação antecipada e se prontificou a promover audiências públicas para ouvir a comunidade antes de tomar qualquer decisão.

 

MODELO

“Queremos que seja realizada no Estado uma nova licitação com base nos modelos atuais utilizados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, por exemplo”, explica Mario Costenaro, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento. Nesses três estados, o valor cobrado por quilômetro rodado é a metade do paranaense e a quantidade de estradas duplicadas é, no mínimo, o dobro.

PREÇO MENOR

Para o coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do POD, Danilo Vendruscolo, a prorrogação dos contratos não beneficiará em nada a região, que já perde em competitividade por gastar 22% do valor do frete em pedágio. “Cerca de 90% da nossa produção escoa pela BR-277. Precisamos de uma nova licitação, na qual o vencedor aplique um preço menor”, explica, estimando ser possível praticar tarifas 50% mais baixas que as atuais.