Cotidiano

Após cirurgia, ?Menina de Napalm? pode sentir carinhos do neto

napalm.jpgOTTAWA ? Uma cirurgia a laser fez um milagre para a ?Menina de Napalm?, Kim Phuc Phan Thi, que aos 53 anos pode agora sentir a carícia de seu neto em sua pele queimada por uma bomba lançada de um avião durante a Guerra do Vietnã.

Phan Thi tinha 9 anos quando foi imortalizada em uma imagem capturada pelo fotógrafo Nick Ut, da agência americana Associated Press, em 8 de junho de 1972. Naquele instante, a garota, aterrorizada e nua, fugia das bombas. Vencedora do prêmio Pulitzer, a foto tornou-se um ícone dos horrores da guerra.

A mulher vive há anos no Canadá e concluiu nesses dias em um hospital de Miami um ciclo de terapias que removeram as cicatrizes de queimaduras nas costas e no braço, permitindo recuperar a sensibilidade, informou a agência de notícias italiana Ansa.

Ela havia se convencido a viver com dor, até conhecer o tratamento. Após ouvir a história da ?Menina de Napalm?, a médica Jill Waibel, do Instituto de Dermatologia e Laser em Miami, decidiu não cobrar pelo tratamento.