Esportes

Brasileiros conquistam título no Rali Dakar

leandro.jpg

Pela primeira vez na história uma equipe brasileira conquistou um título no tradicional Rali Dakar. Os brasileiros Leandro Torres e Lourival Roldan conquistaram o título da edição 2017 na categoria estreante UTV.

– É fantástico. É um sonho realizado – disse Leandro, emocionado com a conquista em seu segundo ano disputando o rali.

– No ano passado, viemos ao Dakar para saber o quão difícil seria essa odisséia. Nesse ano, planejamos tudo. Viemos com a mesma equipe, o mesmo carro e a vitória veio. Somos os primeiros campeões da categoria UTV.

A categoria UTV foi criada na edição deste ano do rali. Antigamente, os modelos participavam da competição entre carros, embora fossem modelos diferentes. UTV é a sigla para veículo utilitário multitarefas. Na prática, é um intermediário entre um carro e um quadriciclo. Sua base e motorização são semelhantes ao do quadriciclo, mas o carro recebe ainda o que no esporte a motor se chama de ?gaiola?, uma proteção tubular em torno do cockpit, que permite que o carro leve dois passageiros.

AUTO-MOTO-RALLY-DAKAR-STAGE12-GK632RAHI.1.jpg

Assim, o piloto Leandro Torres se juntou ao navegador Lourival Roldan, que tem dez anos de experiência no Rali Dakar e formou a dupla vencedora da edição deste ano.

NOVA VITÓRIA DE PETERHANSEL

O fim do rali também consagrou o o piloto francês Stéphane Peterhansel, que conquistou o seu 13º título ao chegar na Argentina a frente de de Sebástien Loeb e Cyril Despres.

Foi a sétima vitória de Peterhansel, de 51 anos, nos carros. Ele já havia vencido em 2004, 2005, 2007, 2012, 2013 e 2016. Nas motos, ele há havia conquistado o título outras seis vezes (1991, 1993, 1995, 1997 e 1998)>

Já o britânico Sam Sunderland, de 27 anos, conquistou a sua primeira vitória na categoria motos.