CASCAVEL

4ª Feira das Profissões orienta jovens na escolha acadêmica e profissional

A expectativa da organização é receber mais de 6 mil visitantes ao longo dos dois dias - Foto: Secom
A expectativa da organização é receber mais de 6 mil visitantes ao longo dos dois dias - Foto: Secom

Cascavel e Paraná - O Centro de Convenções e Eventos de Cascavel recebe nesta quinta (25) e sexta-feira (26) a 4ª Feira das Profissões, promovida pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná.

O evento reúne cerca de 40 expositores, entre universidades, cursos técnicos, instituições de estágio, carreiras militares e oportunidades ligadas ao empreendedorismo. A feira foi pensada para aproximar jovens e comunidade do mercado de trabalho e do ambiente acadêmico em um só espaço. A programação inclui palestras, oficinas interativas, exposições, atendimentos especializados e até acesso em tempo real a vagas de emprego e estágio.

Durante a abertura, o prefeito Renato Silva destacou a importância do evento como espaço de incentivo à juventude. “O propósito dessa feira nada mais é do que mostrar os talentos e dons que Deus dá às pessoas, especialmente os jovens que precisam desse entusiasmo para pensar no futuro. Eu me transporto aos meus 18, 19 anos, quando comecei meu primeiro negócio, se tivesse esse tipo de oportunidade naquela época seria muito bom e hoje os jovens têm isso para impulsionar o futuro deles. Então essa feira é um exemplo, uma escola, um caminho a ser seguido.”

Expectativa

A expectativa da organização é receber mais de 6 mil visitantes ao longo dos dois dias. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, reforçou o impacto da iniciativa. “Hoje temos cerca de 40 instituições de ensino e entidades parceiras. É um evento de grande importância para o município, que dá oportunidade para jovens conhecerem profissões, estágios e até vagas de emprego. A feira cresce a cada edição e está linda.”

Além do setor público e das instituições de ensino, a iniciativa conta com o apoio de empresas, órgãos de classe e forças de segurança, compondo um leque diverso de experiências para os participantes. Entre as entidades parceiras estão universidades, centros de ensino, cooperativas e organizações como ACIC Mulher, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, IFPR, Exército, Polícia Militar, Polícia Penal, Coopavel, entre outras.