OPINIÃO

Coluna ADI pelo Paraná

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Ranking do Saneamento

Paraná - O Paraná é destaque no Ranking do Saneamento 2025, com cinco cidades entre as 20 melhores do Brasil em oferta de água e esgoto, segundo o Instituto Trata Brasil. Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa figuram no topo do levantamento. De 2019 a 2024, a Sanepar investiu R$ 8,8 bilhões no setor. O desempenho reforça o Estado como referência nacional em saneamento.

Nova fábrica

O vice-governador Darci Piana visitou as obras da nova fábrica da Nissin Foods em Ponta Grossa, investimento de R$ 1 bilhão via Paraná Competitivo. A unidade, prevista para 2027, deve gerar 550 empregos diretos. Acompanhado do cônsul japonês e do secretário da Fazenda, Piana conheceu os planos de expansão da empresa. O programa já atraiu R$ 57 bilhões ao Estado em seis anos.

Mudanças

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, iniciou mudanças no secretariado, com novas trocas previstas em breve. Rodrigo Souza deixou a Secretaria de Governo para assumir Recursos Humanos, enquanto Leonardo Carneiro passou a chefiar a Secretaria de Governo, acumulando Gestão Pública. As alterações foram oficializadas em decretos publicados no Jornal Oficial do Município de segunda-feira (14).

Exportações

O Paraná liderou as exportações do Sul no primeiro semestre de 2025, alcançando US$ 11,1 bilhões, à frente de RS e SC. A soja em grão foi o principal item, seguida por carne de frango, farelo de soja, açúcar bruto e papel, que juntos somaram 49,2% da pauta exportadora. Houve avanço na diversificação de produtos e mercados. A balança comercial estadual ficou positiva em US$ 1,2 bilhão.

Produtos paranaenses

A China segue como maior compradora dos produtos paranaenses, somando US$ 2,5 bilhões no semestre, destacou o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia. “O Paraná é líder na produção e exportação em segmentos alimentícios importantes e, com o incentivo do Governo do Estado, está se industrializando cada vez mais, agregando valor a uma cadeia produtiva cada vez mais diversificada”, afirmou. O Estado também avança na diversificação dos mercados consumidores.

“Conhecer para prevenir”

A Ouvidoria da Mulher do TRE-PR lançou a campanha “Violência Doméstica: conhecer para prevenir”, para conscientizar servidoras e servidores sobre o combate à violência contra as mulheres. A ação ocorre até 21 de julho, com o envio diário de cards informativos por e-mail. A iniciativa segue o evento “Silêncios que machucam”, realizado no dia 9, em Curitiba. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria da Mulher ([email protected]), à PM-PR (190) ou ao Disque 180.