POLÍTICA

Pedágio: EPR inicia prestação de serviços nas rodovias do Oeste; cobrança ainda não

A EPR Iguaçu inicia serviços nas rodovias da região Oeste, oferecendo atendimento médico e socorro mecânico - Foto: Divulgação
A EPR Iguaçu inicia serviços nas rodovias da região Oeste, oferecendo atendimento médico e socorro mecânico - Foto: Divulgação

Paraná - A EPR Iguaçu assume a 00h00 desta sexta-feira (16) a prestação de serviços nas rodovias que compõem o lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná. A partir de agora os usuários que trafegam pelos 662 quilômetros, que passam por 31 municípios nas regiões Oeste e Sudoeste, têm acesso a serviços como: atendimento médico, socorro mecânico (guinchos leve e pesado) e inspeção de tráfego.

Governo do Estado

Com isso, o Governo do Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), deixa de atuar com esses serviços. De 2022 a 2025 foram mais de 60 mil atendimentos com investimento superior a R$ 62 milhões. Os serviços prestados pelo DER/PR seguem em andamento no antigo Anel de Integração que ainda não passou por concessão, com trechos que envolvem os lotes 4 e 5.

A partir de agora, os serviços de socorro médico e mecânico podem ser acionados pelo número de emergência 0800 277 0163. A frota de atendimento é composta por 15 ambulâncias, 9 guinchos leves, 5 guinchos pesados, 19 viaturas de inspeção, 3 caminhões pipa e 3 caminhões boiadeiro, garantindo a segurança, o conforto e a integridade do usuário.

“Oferecer ao usuário estrutura, conforto e segurança é primordial, por isso iniciamos os trabalhos em pista antes mesmo do prazo determinado em contrato. As vias que compõe o Lote 6 são estratégicas para o desenvolvimento econômico do Estado e do País, já que conectam o Brasil a dois importantes parceiros comerciais, Paraguai e Argentina”, afirma o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira.

“É por elas que passa a produção regional, o escoamento da safra de grãos, além de ser um corredor turístico de grande importância. Possibilitar ao usuário a garantia de que ele tenha com quem contar em situações que podem impactar a viagem e auxiliar no que for possível para que ele chegue seguro ao seu destino é o que nos move”, complementa.

Pedágio no Oeste

O lote 6 é composto por trechos das rodovias: BR-277, BR-163, PR-182, PR-483, PR-180, PR-280 e PR-158. Rodovias que são importantes corredores de escoamento agrícola e conectam o Oeste e o Sudeste do Paraná e o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, bem como caminhos que levam ao Paraguai, a Argentina e as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas da natureza e um dos destinos mais procurados por estrangeiros.

Ao longo dos 30 anos de concessão, estão previstos R$ 13 bilhões de investimentos em obras de infraestrutura. O projeto contempla 462,4 km de duplicações, 31,4 km de faixas adicionais e 87,1 km de vias marginais, atendendo regiões fundamentais para o agronegócio e a logística nacional. Este é o maior pacote de duplicações do Programa Federal de Concessões de Rodovias.

As obras de duplicação de pistas devem iniciar no terceiro ano do contrato e das faixas adicionais no sétimo ano. Segundo o governo do Paraná, a redução média de tarifa é de 20% na comparação com o contrato anterior. O modelo de concessão adota o Desconto para Usuários Frequentes, com redução de até 98% para veículos leves com uso de TAG eletrônica e passagens frequentes nas praças, e o Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para pagamento automático (TAG), tornando o pedágio mais acessível.

Obras no Sudoeste

As obras de recuperação do pavimento, sinalização e serviços de drenagem já iniciaram no Sudoeste, importante acesso para o município de Realeza. “A nossa prioridade é garantir que o usuário possa trafegar em rodovias que tenham pistas de qualidade, barreiras de segurança adequadas, boas condições de visibilidade e infraestrutura. Promovendo a segurança viária em todo o trajeto que está sob concessão”, destaca Caldas.

Obras nas BRs 277 e 163

Na região Oeste, já foi realizado o mapeamento de pontos emergenciais e já estão sendo realizados reparos e melhorias, tanto na BR-277, quando na BR-163. “O diálogo com o setor produtivo, cooperativas, transportadores e autoridades é prioridade. Seguimos sempre em sintonia com os usuários recebendo informações, demandas e pontos de vista que nos levem a melhorias contínuas na prestação dos serviços, contribuindo para o desenvolvimento do estado como um todo, fortalecendo a competividade do agronegócio e fomentando o turismo”, reforça o Diretor Executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.

Além de garantir melhoria na fluidez do tráfego e o aumento da segurança viária, para os 31 municípios impactados, a EPR Iguaçu também fomenta a economia, com geração de mais de 400 empregos diretos e mais de 1.200 indiretos, até o momento.

Cobrança de tarifas

A EPR informou que a cobrança da tarifa ocorre em um segundo momento, que ainda será definido pela agência reguladora, conforme estabelecido no contrato de concessão.

Segundo a concessionária, a prioridade da concessionária no momento é a realização dos trabalhos pré-iniciais “que são essenciais para garantir a segurança do usuário que trafega pelo trecho de concessão. Estamos nos dedicando à execução das obras iniciais de infraestrutura e manutenção do pavimento, instalação de equipamentos e atendimento ao usuário.”