Eleições 2026
Brasil - Um dos nomes cotados para disputar o Governo do Paraná em 2026 já começou a se movimentar nos bastidores para o pleito do próximo ano. Trata-se de um secretário estadual de confiança do governador Ratinho Junior, que tem intensificado conversas com lideranças municipais em todas as regiões do estado.
Nas redes
O propenso candidato já criou até grupos no WhatsApp com prefeitos e aliados políticos, com o objetivo de fortalecer sua base e construir uma rede de apoio visando o próximo pleito estadual. Embora ainda não haja anúncio oficial de pré-candidatura, a articulação já demonstra um passo à consolidação do projeto eleitoral.
Ratinho testado
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), teve seu nome incluído em nova pesquisa que está nas ruas para testar nomes da direita contra o presidente Lula (PT) nas urnas em 2026. O levantamento foi finalizado no domingo (20) e testará cenários com o governador na disputa pela Presidência da República. A Paraná Pesquisas, que presta serviços para o PL, vai divulgar os resultados após o feriadão. Os números são aguardados entre hoje e amanha.
Lives Paranhos
Após um período de silêncio digital desde o pleito de 2024, o ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PL), está de volta às redes sociais. Nomeado secretário de Turismo do Paraná no fim de março, Paranhos retomou uma de suas marcas registradas: as tradicionais lives, formato que utilizava com frequência durante seus mandatos à frente da Prefeitura de Cascavel.
No cenário
A “reativação” dos canais digitais tem sido intensa nas últimas semanas, com publicações diárias, bastidores da agenda na secretaria e conversas ao vivo com lideranças do setor turístico. A movimentação tem sido interpretada como um sinal claro de que Paranhos pretende manter forte presença no debate público, agora em âmbito estadual, de olho em 2026.
Nomeação na Cultura
O prefeito de Cascavel, Renato Silva (PL), nomeou Pamela Romano Costa para o cargo de Gerente de Divisão de Planejamento, Gestão e Finanças na Secretaria de Cultura de Cascavel. A nomeação foi publicada no Diário Oficial no dia 17 de abril e passa a valer a partir desta terça-feira (22). Pamela é filha do secretário municipal de Finanças, Joacir Aparecido Cosma. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Cascavel não respondeu aos questionamentos da Coluna sobre a nomeação.
Vereador internado
O vereador de Cascavel, Antonio Marcos (PSD), passou, na manhã de ontem (21), por uma cirurgia cardíaca. O parlamentar já estava sendo acompanhando por medidos desde os últimos dias e se preparando para o procedimento. O parlamentar também deverá ficar em recuperação pelos próximos 30 a 45 dias. Nos próximos dias o presidente da Câmara de Cascavel, Tiago Almeida, deverá convocar o suplente para a vaga.
Consamu
O presidente do Consamu e prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, contestou, em um grupo de WhatsApp informações divulgadas por um site de Cascavel que questionavam recentes nomeações no consórcio. Segundo Stefanello, entre os nomeados estão servidores que já atuam no Consamu há mais de 5 anos. Ele afirmou que não há nepotismo nas nomeações e negou qualquer influência política do ex-prefeito de Toledo, Beto Lunitti, que, de acordo com a publicação, teria feito indicações para os cargos.
Em Capitão
A Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques deve votar na sessão desta terça-feira (22) um projeto de lei complementar que cria 26 novos cargos comissionados na prefeitura. A proposta inclui a criação de duas novas secretarias — Meio Ambiente e Turismo — além de cargos de assessores, diretores, chefes de departamento e coordenadores.