WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Donald Trump, espera conquistar o apoio necessário para começar a desmantelar o Obamacare, programa de saúde pública criado pelo ex-presidente Barack Obama, na Cãmara dos Representantes. No entanto, enfrenta dificuldades para mudar as políticas do seu antecessor por causa da resistência dos democratas e da possível falta de endorso dentro do seu próprio partido. Há sinais de que o número de republicanos que se opõem à mudança poderá ser suficiente para barrar a nova lei de Trump.
Por enquanto, não há votos suficientes para passar a legislação, o que poderia contrariar as expectativas de alguns republicanos, cujo objetivo era passar a lei na noite desta quinta-feira, dia em que se completa o sétimo aniversário do programa de Obama. O Freedom Caucus, grupo conservador que acha que a nova proposta de Trump ainda não é radical o bastante, disse, nesta quinta-feira, que ainda não apoiava o projeto.
? Nós fizemos pedidos muito razoáveis e estamos esperançosos de que estes pedidos razoáveis serão ouvidos e, no fim, acordados ? disse o deputado Mark Meadows a jornalistas após se encontrar com Trump na Casa Branca.
Passar um novo plano para a saúde é um teste para a habilidade de Trump em colocar em prática a sua agenda legislativa. Embora os republicanos controlem o Congresso, com a maioria dos assentos, a resistência democrata também pode ser um desafio para o programa do chefe da Casa Branca.
Enquanto isso, Kevin Brady, um importante deputado republicano, disse que o seu partido estava perto de conseguir um acordo na Casa:
? Estamos chegando muito perto. Eu sei que ainda temos trabalho a fazer para garantir que as preocupações dos membros sejam ouvidas.
Em um tuíte, Trump pediu que os americanos pressionem seus deputados a votar em favor da lei, conhecida formalmente como American Health Care Act. Mais tarde, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse que a votação ainda era esperada para esta quinta-feira. Ele afirmou que a conversa com o grupo Freedom Caucus havia sido um passo muito positivo, enquanto Trump continuava a conquistar apoio.
? Eu espero que o poio cresça de hora em hora ? disse Spicer.