RIO ? Pesquisadores da Universidade Harvard desenvolveram um aplicativo de smartphone para medir a contagem de espermatozoides, que, segundo eles, pode ser usado em casa sem treinamento especial.
? Queríamos encontrar uma solução para fazer em casa testes de infertilidade masculina tão simples e acessíveis quanto os testes de gravidez ? conta Hadi Shafiee, autor principal da pesquisa, publicada na revista “Science Translational Medicine”.
Shafiee criou um dispositivo externo usando peças retiradas de CD e DVD. O esperma é carregado no dispositivo, que então se conecta a um smartphone.
Em seguida, usando um aplicativo para celular, os usuários conseguem analisar pela tela do telefone a amostra do esperma e seus movimentos. Foram realizados testes com mais de 350 amostras de sêmen, e o sistema identificou amostras anormais com 98% de precisão.
Coautor do estudo, John Petrozza, descreveu o dispositivo como uma “mudança de jogo”:
? Hoje os homens precisam fornecer amostras de sêmen em salas de hospital, uma situação que muitas vezes provoca estresse, constrangimento, pessimismo e decepção ? explica. ? Os testes clínicos são laboratoriais, demorados e subjetivos. Nosso teste, por sua vez, é de baixo custo, altamente preciso e pode analisar uma amostra de sêmen não diluída em menos de cinco segundos.
Os pesquisadores esperam que, logo após a conclusão dos testes, o app seja aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Com a produção em massa, o
? Estou confiança de que o preço pode ser inferior a US$ 50 – conta Petrozza.