Cotidiano

Irã anuncia sanções a 15 empresas americanas

IRAN-US-DIPLOMACY-ANNIVERSARYTEERÃ – O Irã impôs sanções a 15 empresas americanas, informou neste domingo a agência estatal de notícias Irna. A medida é uma resposta às sanções impostas pelos EUA a Teerã em fevereiro, após o país ter realizado um teste de míssil balístico. Em um comunicado, o Ministério de Relações Exteriores iraniano informou que a decisão americana se baseia em ?pretextos fabricados e ilegítimos? e vai contra regulações internacionais.

A pasta afirma ainda que as companhias afetadas estão ?direta e/ou indiretamente? envolvidas com ?atrocidades brutais? cometidas pelo governo de Israel em áreas ocupadas por palestinos. Com a decisão, as empresas citadas na lista ficam proibidas de fazer negócios com firmas iranianos, e seus executivos não terão direito a visto para entrar no país persa.

O movimento, no entanto, terá mais efeito simbólico que econômico, já que nenhuma das companhias na lista tem negócios no Irã. Entre as afetadas estão nomes como Bent Tal, United Technologies Products. ITT Corporation, Raytheon, Re/Max Real Estate, Magnum Research, Oshkosh Corporation, Kahr Arms e Elbit Systems.