Cotidiano

Pernas de primeiras-ministras na capa provoca chuva de críticas ao 'Daily Mail'

download (2).jpg

LONDRES ? A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, se encontrou nesta segunda-feira com a primeira-ministra britânica, Theresa May. As questões discutidas pelas duas chefes de governo são de peso: a saída do Reino Unido da União Europeia e a consequente hipótese de um novo referendo sobre a independência escocesa. Na cobertura do tenso encontro político, o tablóide ?Daily Mail? surpreendeu ao estampar, na sua primeira página, uma foto em que as pernas de May e Sturgeon aparecem em destaque para fazer uma brincadeira. A escolha do jornal gerou críticas da população e da classe política.

Para acompanhar a imagem, o jornal usou um trocadilho: ?Never mind the Brexit, who won legs-it? (que, em português, significa “esqueça o Brexit, quem tem as melhores pernas!”). Brexit

O jornal quis analisar o estilo das duas primeiras-ministras no seu texto. Elas foram comparadas pelas roupas que usavam: blazer, saia acima do joelho, collants brilhantes cor de pele e sapatos pontiagudos. Na publicação, a colunista Sarah Vine disse que o que salta à vista, mais do que o problema do Brexit, são as pernas das duas primeiras ministras, ?a melhor arma dos seus arsenais?.

O porta-voz oficial de May, James Slack, se recusou a comentar o assunto. Respondendo se a premier havia considerado apropriado focar nas suas pernas depois de um encontro importante, ele disse:

? Você não deveria esperar comentários meus a respeito do que jornais deveriam ou não colocar na primeira página.

Sturgeon também se manteve calada sobre o assunto. No entanto, seu porta-voz comentou:

? É um pouco surpreendente que, quando a premier da Escócia e a primeira-ministra do Reino Unido se encontram para discutir problemas-chave sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e sobre dar ao povo escocês uma escolha sobre o futuro do país, o foco principal sejam as pernas delas e o que elas estão usando.

Já o tabloide, por meio de um assessor, pediu para os críticos pararem de reclamar:

? Pelo amor de deus, arrumem uma vida! O texto de Sarah Vine, que foi classificado como engraçado, estava ao lado de uma história política séria. Apareceu em um artigo de 84 páginas repleto de análises e notícias importantes, uma primeira página exclusiva sobre redução de custos no SNS (plano de saúde) e um suplemento de saúde dedicado a questões de saúde das mulheres ? declarou. ? Com muita regularidade, comentamos a aparência de políticos homens, incluindo a cintura do David Cameron, o cabelo do George Osborne, as roupas do Jeremy Corbyn, até mesmo as pernas do Boris Johnson. As pessoas perderam o senso de humor.

Como em toda boa polêmica, a internet não deixou passar em branco. Alguns usuários corrigiram a capa:

capa 1

capa 2