O medo do vírus zika fez uma das estrelas do esporte desistir de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O golfista Rory McIlroy anunciou que não virá para a Olimpíada por causa dos casos da doença no Brasil.
Apesar do risco de infecção do vírus zika ser considerado baixo, é um risco no entanto, e um risco que não estou disposto a correr”, afirmou o atleta em um comunicado.
McIlroy é o quinto atleta do golfe a desistir de disputar os Jogos por esse motivo. Antes dele, Adam Scott, Louis Oosthuizen, Charl Schwartzel, Marc Leishman e Vijay Singh já haviam anunciado que não viajariam para o Rio de Janeiro.
O norte-irlandês era uma das grandes esperanças de medalha do país. Ele havia optado competir pela vizinha Irlanda, ao invés de integrar a Grã-Bretanha, conjunto de países do qual a Irlanda do Norte faz parte.
Confio que o povo da Irlanda entenderá minha decisão. O apoio incondicional que recebi a cada vez que participei de um torneio, em casa ou no exterior, significa muito para mim. Seguirei me esforçando para fazer meus torcedores e os torcedores do golfe em geral orgulhosos de mim. Tanto dentro quanto fora do gramado.
Uma das estrelas do esporte, o atleta de 27 anos tem quatro títulos de Majors, conjunto dos principais torneios do esporte, e seria um dos principais nomes do esporte que volta ao programa olímpico depois de mais de 100 anos. A última vez que o golfe fez parte da Olimpíada foi nos Jogos de Saint Louis (EUA), em 1904.
O Comitê Olímpico Irlandês afirmou estar extremamente decepcionado de não contar com Rory no Rio. E destacou que havia adotado todas as medidas para proteger os seus atletas.
Temos confiança absoluta que os Jogos do Rio serão seguros para todos os atletas. Como sempre temos dito, a decisão é pessoal e a respeitamos. Rory era para ser uma das grandes estrelas da Rio-2016, mas agora outro golfista irlandês terá a oportunidade de converter-se em atleta olímpico e participar da histórica volta do golfe aos Jogos depois de 112 anos, informou o comitê, em nota.
VÍRUS PREOCUPA ATLETAS
O medo do vírus zika já fez vários atletas desistirem de disputar os Jogos ou pensarem em não vir para o Rio de Janeiro. Caso do jogador de basquete espanhol, Pau Gasol. A goleira dos Estados Unidos, Hope Solo, já declarou que talvez não viesse para os Jogos por causa do zika. A nadadora espanhola Mireia Belmonte também disse estar pensando se vai aos Jogos, pois está com medo da doença. Já o campeão olímpico do salto em distância, o britânico Greg Rutherford, decidiu congelar o esperma por temer o vírus, para não transmitir para a sua mulher caso decidam ter mais filhos.
No mês passado semana passada, 150 cientistas de vários países defenderam que os Jogos Olímpicos fossem adiados ou levados para outra cidade devido aos casos de zika no Brasil. O governo brasileiro e a Organização Mundial de Saúde (OMS) rebateram a carta dos cientistas e defenderam a realização dos Jogos no Rio.