Assim como ocorre em outras entidades de classe, a nova presidente da AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel) será presidida pela atual vice. A engenheira civil Bruna Anible Sost encabeçou chapa única e será a responsável pela gestão 2025.
Atualmente, ela ocupa o cargo de vice da atual presidente, a engenheira civil e arquiteta, Georgia Palacio. A possa da nova diretoria será no dia 5 de abril de 2025, em almoço de confraternização.
A nova presidente é especialista em projetos e documentações para obras financiadas. A gestão está alicerçada em quatro pilares: Inovação, Capacitação, Conexão e Expansão.
“Meu objetivo é fortalecer a AEAC como uma referência para engenheiros e arquitetos de Cascavel, promovendo ações que valorizem a profissão, capacitem os associados e fortaleçam nossa presença na comunidade. Planejo implementar iniciativas que incentivem o networking, a troca de conhecimento e o crescimento profissional e pessoal dos membros”, disse a presidente eleita.
Sobre a participação cada vez mais intensa dos jovens no associativismo, Bruna comenta que continuará a ser uma das prioridades. “Quero trazer os estudantes e recém-formados para mais perto da AEAC, mostrando o valor de fazer parte de uma associação ativa e acolhedora. Pretendo ampliar eventos, com ênfase em workshops de capacitação, encontros para discutir inovação e tecnologia, além de oportunidades para participarem ativamente das nossas ações”.
Na visão da nova presidente, a manutenção e o fortalecimento das parcerias com o CREA, a Mútua e o Confea são fundamentais. “Quero expandir essas colaborações para trazer ainda mais cursos técnicos, workshops de inteligência artificial, marketing e vendas, e palestras que sejam relevantes tanto para o desenvolvimento técnico quanto para a gestão de negócios dos associados”.
A NOVA DIRETORIA
Bruna Anible Sost (presidente); Carlos Eduardo de Medeiros (vice-presidente); Natália Pinheiro D´Onofre (1ª secretária); Simon Rover (1º tesoureiro); Larissa Cogo Rover (2ª secretária) e Fernanda Menegusso (2ª Tesoureira).
GEORGIA PALACIO
A atual presidente da AEAC, engenheira civil e arquiteta Georgia Palacio, credita o bom momento vivido pela entidade aos associados. Ela também explica o interesse crescente dos profissionais de uma faixa etária mais jovem. “É resultado de um trabalho feito nos últimos anos e que agora começa a gerar bons frutos”, enfatiza. Em 2021 e 2022, a AEAC fez um planejamento estratégico com foco no crescimento da entidade.
Georgia conta o associativismo sempre esteve presente em sua vida. “Desde a faculdade, sempre defendi as causas sociais dos profissionais”. Segundo ela, esse contato nos bancos acadêmicos ampliou a rede de contatos e favoreceu a atração desses novos profissionais à AEAC, bem como fizeram os atuais membros da diretoria. “A partir do planejamento, a própria gestão da AEAC refletiu nesses novos associados e o interesse aumentou a partir da série de capacitações e aperfeiçoamento oferecidos aos profissionais da engenharia e arquitetura”.
Para Georgia, o maior desafio de uma entidade de classe é ter recursos para “fazer acontecer”. Outro foco é motivar os profissionais e se engajar e lutar pelas principais bandeiras da entidade.