Faltam menos de 20 dias para a abertura dos envelopes do Lote 6 do novo plano de concessões rodoviárias do Paraná, o PR Vias. A concorrência está marcada para as 14h do dia 19 de dezembro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O lote em questão abrange as rodovias da região Oeste e do Sudoeste do Paraná. O edital, publicado pela ANTT no dia 6 de agosto, prevê tarifa básica máxima de pedágio para disputa de R$ 0,17578/km. As propostas devem ser apresentadas até o dia 16 de dezembro.
Com o Lote 6, o Paraná vai completar a concessão de todo o eixo da BR-277, desde a região Oeste, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Isso porque os dois primeiros lotes que já foram concedidos pegam os outros trechos da rodovia, na região Central, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses.
O lote inclui 662 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, que passam pelas cidades de Prudentópolis, Guarapuava, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Pato Branco, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.
Duplicações e investimentos
Os investimentos devem chegar a R$ 20 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões em grandes obras (Capex) e R$ 7,4 bilhões em manutenção (Opex). Entre os principais que a concessionária vencedora deve tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. A concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se encontrará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.
Também estão previstas a construção do Contorno de Marmeleiro, que fará a ligação da PRC-280 à PR-180 e terá quase sete quilômetros de extensão, e do Contorno de Lindoeste, com 6,8 km.
Valores
No lote 6 serão nove praças de pedágio, três delas que ainda serão instaladas em Lindoeste, Ampére e Pato Branco. Os valores das tarifas que irão para leilão em cada praça é: BR-163, em Lindoeste – R$ 16,13, BR-277, em Prudentópolis – R$ 14,53, BR-277, em Candói – R$ 13,03, BR-277, em Laranjeiras do Sul – R$ 12,96, BR-277, em Cascavel – R$ 12,88, BR-277, em Céu Azul – R$ 12,93, BR-277, em São Miguel do Iguaçu – R$ 14,85, PR-182, em Ampére – R$ 11,43 e PR-280, em Pato Branco – R$ 9,38.
O valor será diminuído conforme a proposta das empresas. O ministro dos Transportes, Renan Filho, também chegou a afirmar que as estradas dos lotes 3 e 6 do novo pedágio do Paraná terão tarifas menores do que as cobradas nos contratos anteriores.
Lote 3
A abertura dos envelopes do lote 3 do pacote de concessões rodoviárias do Paraná será realizada no dia 12 de dezembro. O edital prevê tarifa básica máxima de pedágio para disputa de R$ 0,14596/km. As propostas devem ser apresentadas até o dia 9 de dezembro.
O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá. Ele envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras, conservação e serviços operacionais.
Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a duplicação de 52,58 quilômetros da BR-376, a Rodovia do Café, e duplicações entre a região de Londrina e São Paulo. Entre as novidades também estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376, com 13,8 quilômetros de extensão. A região também deve ganhar o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.
Concessão antecipada
O lote 6 da nova concessão do pedágio no Paraná, foi antecipado pelo Ministério dos Transportes a pedido do governo do Paraná, Ratinho Junior, que discutiu a prioridade com o setor produtivo paranaense devido ao corredor logístico projetado pela rodovia BR-277, após a duplicação entre a Tríplice Fronteira e o Porto de Paranaguá.