WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Barack Obama, publicou na manhã desta sexta-feira uma declaração na qual diz respeitar a decisão do povo britânico de sair da União Europeia (UE). O presidente lembrou que os EUA sempre tiveram uma relação especial com o Reino Unido e com o bloco europeu, ambos sócio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). E pediu que, agora, ambos trabalhem pela ?manutenção da estabilidade, segurança e prosperidade?.
?As pessoas do Reino Unido decidiram e nós respeitamos a sua decisão. A relação especial entre os Estados Unidos e o Reino Unido é duradoura, e a participação do Reino Unido na Otan continua a ser uma pedra angular vital da política externa dos Estados Unidos e em nossas política de segurança e economia. Assim também é a nossa relação com a União Europeia, que tanto tem feito para promover a estabilidade, estimular o crescimento econômico e promover a disseminação dos valores e ideais democráticos em todo o continente e além dele?, disse a Casa Branca em nota.
O comunicado destacou que tanto o país como a UE continuaram sendo parceiros dos Estados Unidos:
?O Reino Unido e a União Europeia continuarão a ser parceiros indispensáveis dos Estados Unidos, mesmo quando eles começam a negociar seu novo relacionamento, para assegurar a manutenção da estabilidade, segurança e prosperidade para a Europa, para a Inglaterra e Irlanda do Norte, e para o mundo?.