CONFERÊNCIA DA ONU

Itaipu destaca compromisso com a biodiversidade na COP16

Caroline Henn, bióloga da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, apresentou os resultados das ações de conservação e restauração de ecossistemas da usina. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Caroline Henn, bióloga da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, apresentou os resultados das ações de conservação e restauração de ecossistemas da usina. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A Usina de Itaipu participou, na última quinta-feira (24), do primeiro de três painéis na 16ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (COP16), em Cali, na Colômbia. No painel intitulado “Incentivos positivos: a chave para o progresso”, Caroline Henn, bióloga da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, apresentou os resultados das ações de conservação e restauração de ecossistemas da usina.

Reconhecimento internacional pelo trabalho de Itaipu

O case apresentado, “Usina Hidrelétrica de Itaipu – Resultados da Conservação da Biodiversidade por meio de Ações Sociais, Econômicas e Ambientais Integradas”, recebeu elogios dos participantes. Segundo George Jaksch, coordenador do painel e membro da Biodiversity Partnership Mesoamerica (BPM), as iniciativas da Itaipu têm mostrado grande eficácia e capacidade de engajamento social. Ademais, ele destacou que apenas a colaboração entre diferentes setores é capaz de gerar mudanças duradouras.

Impacto positivo na geração de energia e na sustentabilidade

Durante a apresentação, Caroline Henn ressaltou que a Itaipu é a maior geradora de energia renovável do mundo, com mais de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) já produzidos. Portanto, esse volume substitui diariamente o equivalente a 550 mil barris de petróleo ou 50 milhões de metros cúbicos de gás natural. Desde sua fundação, Itaipu adota uma abordagem de desenvolvimento sustentável, com programas integrados para o bem-estar social, crescimento econômico e preservação ambiental. Por isso, esses esforços refletem-se no apoio ao desenvolvimento regional tanto no Paraguai quanto no Brasil.

Contribuição para a Agenda 2030 da ONU

Itaipu demonstrou como suas atividades na região se tornaram exemplos de “Melhores Práticas” na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Caroline Henn afirmou que o compromisso da usina com a sustentabilidade é visível nas ações voltadas à conservação e ao bem-estar social, o que reforça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Participação na Coalizão LIFE e aplicação de metodologias de impacto ambiental

Itaipu integra a delegação da Coalizão LIFE de Negócios & Biodiversidade no evento, utilizando a Metodologia LIFE como indicador de suas metas de conservação. “Com essa metodologia, conseguimos quantificar nossa contribuição ao meio ambiente, que supera em cerca de dez vezes o necessário para compensar os impactos negativos de nossa atividade”, destacou Henn.

Visão para o futuro

Para Caroline Henn, participar da COP16 foi uma oportunidade de compartilhar o trabalho de Itaipu em um dos principais fóruns globais sobre biodiversidade. “Conhecer outras iniciativas nos inspira a buscar novas formas de atuação para fortalecer a biodiversidade”, concluiu.

COP16 foca na responsabilidade das empresas para a biodiversidade

A COP16 reúne representantes de quase 200 países e discute compromissos das grandes empresas para acelerar as metas de conservação do Marco Global da Biodiversidade. O evento, que ocorre de 21 de outubro a 1º de novembro em Cali, coloca em destaque a Meta 15, que visa responsabilizar grandes empresas e instituições financeiras pela preservação da biodiversidade.

Além do painel de quinta-feira, a Itaipu participou de debates na sexta-feira (25). Além disso, nesta segunda-feira (28), esteve presente no evento “Certificação em Biodiversidade: uma solução global para a Meta 15”. A participação ocorreu em parceria com LIFE, C-Pack, Grupo Boticário e SPVS.

Coalizão LIFE: empresas unidas pela biodiversidade

Portanto, a Coalizão LIFE, lançada em dezembro de 2022 durante a COP15 no Canadá, reúne empresas comprometidas com a integração da biodiversidade nos negócios. Por fim, a aliança busca acelerar a transição para práticas mais sustentáveis e atua para criar soluções que protejam o meio ambiente e impulsionem a responsabilidade empresarial.

Fonte: Itaipu