De acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, baseado em informações da Polícia Rodoviária Federal, foram registrados 65.176 acidentes de trânsito no Brasil no ano passado. Para conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança, é celebrada a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Para contribuir com os objetivos da comemoração, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK e é especialista em componentes para sistemas de ignição, explica a diferença entre segurança ativa e passiva e de que maneira os sensores ABS podem contribuir com a mobilidade urbana.
Segurança ativa
Este tipo de segurança envolve tecnologias que evitam acidentes, utilizando sensores, câmeras e módulos eletrônicos para monitorar o ambiente e agir preventivamente. Os componentes integrantes desse conjunto passaram por evoluções que incluem a integração dos sistemas via redes multiplexadas, permitindo o compartilhamento de dados.
Segurança passiva: é responsável por minimizar os danos e proteger os ocupantes do veículo quando um acidente é inevitável. Exemplos incluem airbags, cintos de segurança, zonas de deformação controlada e reforços estruturais que absorvem o impacto. Embora muitas vezes negligenciados pelos condutores, são importantes para evitar maiores danos no caso de acidentes.
Sistemas ABS
A manutenção adequada dos sistemas de segurança de um veículo, como o ABS, é necessária para o perfeito funcionamento do veículo. A ausência de inspeções regulares e a falta de conscientização sobre a importância desses sistemas podem contribuir significativamente para o aumento do risco de acidentes e infrações de trânsito.
O ABS (Anti-lock Braking System) é um dos principais componentes de segurança do veículo, compartilhando informações com sistemas como controle de estabilidade, limitadores de velocidade, assistente de descida em rampas e controle de velocidade adaptativo (ACC), que ajusta a velocidade com base na distância para o veículo à frente. Esses sensores previnem acidentes e protegem os passageiros, monitorando a velocidade das rodas e fornecendo dados para manter a estabilidade e o controle do veículo em situações críticas, como frenagens de emergência. A integridade desses sensores é vital para a segurança dos ocupantes do veículo e dos demais usuários das vias, incluindo pedestres.
“Os sistemas ABS de veículos modernos realizam verificações automáticas dos componentes de segurança no momento em que o contato é ligado. A velocidade de cada roda é monitorada constantemente, e qualquer anomalia é sinalizada no painel do veículo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Apesar da ausência de uma inspeção de segurança veicular obrigatória, recomenda-se que os condutores fiquem atentos a qualquer luz de advertência no painel e procurem manutenção imediata caso detectem algum problema.”