Esportes

Diversão que chega às alturas

201608061601068060 (1).jpgGente dos quatro cantos da cidade, do Brasil e do mundo aproveitaram o dia ensolarado para passear no Boulevard Olímpico, um espaço recheado de atrações gratuitas, com palcos para shows e telões para a transmissão ao vivo das competições. Tem até salto de bungee jump e passeio em balão panorâmico, que neste sábado fez seus primeiros voos, levando visitantes às alturas.

Morador do Santo Cristo, o vigilante Fábio da Silva foi um dos primeiros passageiros:

? A vista é sensacional ? disse, ainda ofegante, na saída da atração. ? Ainda me lembro quando aqui era um lugar sombrio, feio. Agora virou primeiro mundo. Está muito bom. Vamos agora conhecer a nova Praça Quinze. As pessoas têm que cuidar e manter. Está maravilhoso.

Para subir no balão é preciso fazer um agendamento no site boulevard-olimpico.com. Segundo os organizadores, cada voo tem aproximadamente dez minutos de duração e pode levar até 25 pessoas por vez. Preso por um cabo de aço, o equipamento chega a 150 metros de altura. Serão cerca de 400 viagens por dia, das 10h às 22h. No entanto, por questões de segurança, elas poderão ser canceladas devido às condições climáticas, principalmente em dias com ventos intensos e chuva forte.

Cidade de brinquedo

Quem quiser mais adrenalina, também pode praticar bungee jump em um estande perto da Praça Quinze. Serão 120 saltos por dia, das 10h às 22h. Ontem, ao coro de ?pula! pula! pula!? do público, o técnico de eletrônica Wandederg de Souza encarou a atração a 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de mais ou menos 15 andares.

? Fiquei a semana toda esperando por esse momento. Tem que ter muita coragem ? disse Wandederg, morador de São Gonçalo.

Uma maquete da cidade do Rio feita com peças do brinquedo Lego também atrai o público, que faz fila para conhecer releituras de cartões-postais como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Sambódromo e os estádios do Engenhão e do Maracanã. Para fazer as reproduções, que pesam 1,5 tonelada, foram utilizadas 497 mil peças. Moradora de Niterói, a médica Raquel Valente levou o filho de 5 anos para ver a estrutura. Esperou quase meia hora na fila, mas aprovou o passeio:

? Está um clima muito família, bem gostoso ? afirmou.

Nos palcos, mais de 80 apresentações

Os shows, que começaram à tarde, fecharam a noite do Boulevard Olímpico, que conta com três palcos: o Tendências, na Praça Quinze, o Encontros, na Praça Mauá, e o Amanhã, na Rua Barão de Tefé, perto do maior grafite do mundo, o painel ?Etnias?, assinado pelo muralista Eduardo Kobra. A cantora Preta Gil foi uma das atrações aguardadas desde o início do dia.

? Viemos para o show do Mombojó, o primeiro do dia, e ?lacramos? com a Preta Gil. Nunca pensei em ver o Rio sem a Perimetral. Está lindo ir e voltar por esta orla incrível. Medalha de ouro ? disse a mineira Claudia Tebaldi, que foi ao boulevard com a amiga Marília Xavier, também de Minas.

Confirmando que o ambiente é ideal para a família, o pequeno João Pedro, de 1 ano, brincava no colo dos pais, numa cena que se repetia ao longo do trajeto.

? Quando João crescer vai entender o significado de ter estado aqui, vendo a Olimpíada a céu aberto ? diz o pai, o fuzileiro naval Douglas Milano, de 34 anos. ? Mobilidade, tranquilidade e muita beleza carioca envolvidas num lugar só.

O boulevard terá uma programação diferente todos os dias. Durante os Jogos, serão mais de 80 shows, com 234 artistas. Neste sábado, a cantora Preta Gil levou o público ao delírio. Os visitantes também se deslumbraram com uma projeção no edifício A Noite.

Neste domingo, o palco Encontros trará o som de Ana Cañas, Luiz Melodia e Diogo Nogueira, a partir das 13h. Já no Tendências, às 15h, terá a tradicional roda de samba da Pedra do Sal. Às 18h, será a vez da Festa Selvagem, no Palco Amanhã.