Cotidiano

Prazo para registro de candidatos segue até dia 15

Em Cascavel, as legendas que deixaram para realizar as convenções no último dia, 5 de agosto, protocolaram ontem as suas respectivas atas

Cascavel – Com o término das convenções, os partidos políticos e as coligações terão até o dia 15 de agosto para apresentar nos cartórios eleitorais o registro dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Cascavel, as legendas que deixaram para realizar as convenções no último dia, 5 de agosto, protocolaram ontem as suas respectivas atas.

A expectativa era com relação à chapa do PT (Partido dos Trabalhadores), que havia confirmado na última sexta-feira a candidatura própria tanta na majoritária (prefeito) quanto na proporcional (vereador). O nome escolhido para disputar a sucessão do prefeito Edgar Bueno (PDT) foi o do ex-vereador Aderbal de Mello.

Porém, o partido encontrou dificuldades para compor a chapa majoritária. Somente ontem os petistas declinaram o nome da professora e sindicalista Francis Mary Guimarães Nogueira, para a vice de Aderbal. A chapa de vereadores contará com 21 nomes inscritos. Porém, a direção do PT não descarta haver mudanças até o fim do prazo de registro de candidatos.

Outro partido que realizou a sua convenção na última sexta-feira, definindo o seu apoio ao pré-candidato a prefeito Marcos Vinícius Pires de Souza (PSB), da coligação Cascavel para Todo, foi o PSDB. Os tucanos, porém, só aceitaram a aliança na condição de indicar o candidato a vice-prefeito.

Nesse caso, o PSDB apresentou cinco nomes e o escolhido por Marcos Vinícius foi o do ex-chefe da 10ª Regional de Saúde, o médico Miroslau Bailak. Na proporcional, o PSDB vai formar a chapa com o PDT e o PPS.

Em Cascavel, sete legendas lançaram candidatos a prefeito. O PSC homologou o candidato Leonaldo Paranhos; o PPL, Marcio Pacheco; o PP, Hélio Laurindo; o PSB, Marcos Vinícius Pires de Souza; o Psol, Professor Ivanildo; o PMDB, Walter Parcianello, e o PT, Aderbal de Mello.

A surpresa na reta final das convenções foi a desistência de Jorge Lange (PSD), que virou o candidato a vice de Paranhos. Este, aliás, vai disputar a prefeitura com o maior arco de aliança. Ao todo são 11 partidos: PTC/PTB/PSDC/PRP/DEM/PSL/PRTB/PTdoB/Solidariedade/PV/PSD.

A segunda maior coligação é do candidato Marcio Pacheco, com sete: PPL/PMB/PHS/PMN/PRB/Pros/PCdoB.

Disputa no PEN

O PEN (Partido Ecológico Nacional) aprovou em sua convenção o apoio à coligação liderada pelo candidato Marcio Pacheco (PPL). Porém, a executiva nacional destituiu a comissão provisória na cidade, presidida por Luiz Formigueri, para anular a reunião e apoiar o candidato Leonaldo Paranhos (PSC). Formigueri, com o apoio da coligação, promete ir à Justiça para garantir o resultado da convenção municipal.