NOVA YORK – A Macy?s, famosa loja de departamentos americana, anunciou, nesta quinta-feira, que planeja fechar mais cem lojas, o que representa cerca de 14% das unidades da empresa, enquanto tenta melhorar os negócios após seis trimestres de recuo nas vendas.
O fim das atividades nessas lojas é o episódio mais recente de uma longa lista de medidas para estimular o crescimento, em um momento no qual as lojas de departamento têm enfrentado forte concorrência de lojas on-line, como a Amazon.com e outras redes que trabalham com forte política de descontos, caso da TJZ Cos nos EUA.
As vendas da Macy?s caíram quase 4% no segundo trimestre, de acordo com o balanço divulgado também nesta quinta-feira. O resultado, porém, foi melhor do que o esperado pelos analistas e ajudou as ações da empresa e de outras lojas de departamento a subirem.
Para analistas, o fechamento de lojas e outras iniciativas recentes são passos que ajudariam a Macy?s a se recuperar, mas alguns disseram que ainda há alguns pontos que precisam de atenção.
? Nós acreditamos que o anúncio de hoje (fechamento de lojas) vai fazer muito para melhorar os níveis de lucratividades e focar investimentos em oportunidades com retorno maior ? afirmou Bridget Weishaar, analista da Morningstar Equity Research.
De acordo com a empresa, a maior parte das lojas deve ser fechada no começo de 2017, o que poderia ser o maior ritmo no qual a Macy?s já fechou unidades. Nos últimos seis anos, a companhia encerrou as atividades em 77 pontos de vendas.
A Macy?s não identificou a localização das lojas que serão fechadas, mas informou que as cem unidades com o pior desempenham representam vendas líquidas de cerca de US$ 1 bilhão por ano.