RIO – Copos colecionáveis não são exatamente uma grande novidade, mas a Ambev subiu ao pódio com seus suas peças plásticos comemorativas da Rio 2016, em 42 modelos ? cada um com uma modalidade olímpica ?, estampadas com o logo da Skol, patrocinadora da Olimpíada no Rio. Os souvernirs estão se esgotando nos eventos, onde o público forma filas para comprar cerveja ? de quebra, a empresa está vendendo bem.
Com o sucesso, os copões verde e amarelos já podem ser encontrados à venda no Mercado Livre, e a Ambev dois criou pontos de troca oficiais, no Skol Live House, dentro do Parque Olímpico da Barra, e o Fanzone Skol no Boulevard Olímpico, no Centro.
A popularidade do copão de plástico faz todo sentido sentido diante do preço das camisetas do evento, vendidas a R$ 95 na loja da Rio 2016. Com uma vantagem: eles vêm cheios de cerveja. No Maracanã, onde a seleção feminina de futebol enfrentou a Suécia num jogo emocionante de semifinal na última terça-feira, os estandes da Skol ficaram simplesmente lotados.
? Claro que estou comprando mais cerveja por conta dos copos ? disse a professora de educação física Claudia Maria Dias de Sousa, de 58 anos, que foi de Belém ao Rio para assistir aos jogos. ? Eles são lembranças para meus amigos.
Ela disse que já tem oito dos modelos e estava tentando conseguir um do basquete. O que tem a estampa de futebol já tinha esgotado.
No jogo de basquete de sábado à noite, Brasil X Argentina, quando alguém jogou um copão Skol no lixo, o item foi recolhido em menos de um minuto por outro espectador, que já carregava outros dez da coleção.
? As pessoas se guiam pela possibilidade de ter algo especial, gastando um dinheiro a mais ? diz Joe Favorito, especialista em marketing esportivo que leciona na Columbia University, em Nova York. ? É uma grande oportunidade para a Skol.
A Ambev, controlada pela Anheuser-Busch InBev NV, precisa entregar resultados robustos neste ano olímpico. Com o Brasil na recessão, a companhia vendeu, no segundo trimestre, o menor volume de cerveja em sete ano, e também perdeu participação de mercado. O diretor executivo, Bernardo Pinto Paiva, disse aos investidores que o ano que vem será melhor, com recuperação da confiança do consumidor e inflação desacelerando
A ideia foi prestar homenagem aos diferentes esportes esportes olímpicos, e então os copos comemorativos se tornaram item de colecionador, disse Bruna Buas, gerente de Olimpíada da Ambev, em entrevista coletiva à imprensa.
A estratégia não é inovadora. A Budweiser, que a Ambev vende como marca premium no Brasil, lançou uma coleção na Copa do Mundo de 2014. A Coca Cola fez algo similiar. Mas o sucesso dos copões coloridos da Skol parecem estar batendo um recorde.