Esportes

Atletas olímpicos participam de solenidade no Palácio do Planalto

BRASÍLIA – Cerca de 60 atletas olímpicos foram ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira. Um dos nove medalhistas de ouro presentes, Bruno Schmidt (vôlei de praia), discursou representando a delegação e agradeceu os investimentos do governo. Dois atletas do polo aquático usaram suas toucas durante o evento, e sobrou até para o presidente interino Michel Temer vestir a touca branca da seleção com proteção para as orelhas.

Os nove medalhistas de ouro desceram a rampa do Salão Nobre com Temer: Rafaela Silva (judô); Kahena Kunze e Martine Grael (vela); Bruno Schmidt e Alison Cerutti (vôlei de praia); Lucarelli, Lucão, Lipe e William (vôlei). Cerca de 30 atletas militares foram à cerimônia, depois de serem recebidos no ministério da Defesa pelo ministro Raul Jungmann.

A solenidade é a terceira em que Temer recebe atletas no Planalto. Antes da Olimpíada, havia recebido um grupo menor da delegação, e na semana passada a chama paralímpica foi acesa, na presença de atletas e membros do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Desta vez, ao mesmo tempo a presidente afastada Dilma Rousseff fazia sua defesa no plenário do Senado, no julgamento final do seu processo de impeachment, a menos de um quilômetro dali.

Leonardo Picciani, ministro do Esporte, garantiu a continuidade do investimento do governo federal nos atletas, sem mencionar o processo de impeachment. O presidente interino Michel Temer voltou a falar que o desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos será revertido em “união” nacional.

? O que o Brasil mais quer hoje é união. Uma mente sã e um corpo são ? declarou Temer, que afirmou também ter se empenhado nos últimos sete anos para a realização da Olimpíada – desde 2009, foi presidente da Câmara e vice-presidente. Ultimamente, Dilma Rousseff tem reforçado que ela e o ex-presidente Lula trabalharam para os Jogos, e que Temer só teria se aproveitado da situação.

– Eu acompanhei desde o instante quando o Rio de Janeiro foi escolhido como sede para os Jogos Olímpicos. Foram sete anos de trabalho e entusiasmo para chegar ao sucesso – declarou Temer.