Cascavel – As vendas no comércio de Cascavel não reagiram como o esperado, mas ainda assim, o saldo de fim do ano passado traz um pouco mais de alívio aos lojistas, que a partir de agora reanimam as expectativas para que o ano novo traga melhores resultados.
Percebemos que foi possível ter um aumento de 4% nas vendas de maneira geral. Foi abaixo da inflação, mas diante do cenário econômico que já previa dificuldades, o resultado é satisfatório, avalia o assessor do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e região Oeste do Paraná), Bruno Reuter.
Um dos setores que já aponta mudanças é o de materiais de construção. As vendas começaram a reagir nos meses de novembro e dezembro e a expectativa é de que possam melhorar a partir de agora, já que a população investe no segmento da construção civil, ressalta Reuter.
Segundo o assessor do Sindilojas, os comerciantes estão mais otimistas para o ano que se inicia diante da previsão da economia. Pode haver um crescimento de 1% no País e na nossa região, considerando a safra com preços bons, o comércio pode se fortalecer, afirma.