RIO – Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira uma portaria que prorroga para o próximo dia 21 o prazo para o recolhimento do Simples Doméstico referente ao mês de outubro. O pagamento do regime unificado de tributos, de contribuições e dos demais encargos do empregador doméstico deveria ter sido feito até o dia 7, mas instabilidades no eSocial levaramo governo a adiar o prazo.
Na noite de segunda-feira, a Receita informou que os ministérios da Fazenda e do Trabalho e Emprego editariam a portaria conjunta oficializando a prorrogação. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) detectou instabilidade nos sistemas informatizados do eSocial, o que provocou lentidão na geração dos documentos.
Segundo balanço da Receita, até as 17h de ontem, 1.058.437 de guias haviam sido geradas, o que representa 90,46% do total de empregadores. Contudo, os 9,54% restantes que ainda haviam emitido o documento poderiam enfrentar problemas para fazê-lo, na avaliação do órgão. De acordo com a nota, a medida dará tempo para que o Serpro estabilize o sistema de emissão de guias.