NOVA YORK – A perspectiva de crescimento do PIB em 2017 será revista para baixo, disse nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que está em Nova York para um evento com investidores. Meirelles informou que será divulgada na semana que vem uma previsão de crescimento menor do que o 1,6% previsto originalmente, mas garantiu que o país voltará a crescer no ano que vem.
? Os mercados estão se recuperando bem, mas muitas companhia precisam de mais tempo. Muitos dados ainda não estavam claros [quando foi feita a projeção de 1,6%]. Agora temos números mais sólidos. Estávamos no meio da crise até alguns meses atrás e agora estamos nos recuperando ? disse o ministro. ? Esse fato torna ainda mais urgente e necessária a aprovação de reformas para que o país comece a ter um crescimento sólido.
No mercado financeiros, os economistas já reduziram as estimativas de crescimento econômico no Brasil para este ano e para 2017, conforme a pesquisa Focus, do Banco Central. Eles acreditam que, em 2016, o PIB cairá 3,37%. Na semana passada, a previsão era de contração de 3,31%.