
LEIS MAIS: Veja a lista completa de indicados
Desse modo, a imensa maioria dos eleitores se guia por gostos pessoais os mais diversificados, ditados pelo estilo, moda, o sucesso, a simpatia pelo candidato ou, na maioria dos casos, pelo que cada eleitor entende sobre qual seja o papel da música num filme. O regulamento vem mudando desde 1934, quando a música (canção e partitura, original ou não) foi incluída na premiação. Este ano, como no anterior, são distinguidos apenas os autores das canções e da partitura original, não havendo distinção entre filme musical e não-musical, nem prêmio para diretor e adaptador.
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INDICADOS A MELHOR CANÇÃO
?La la land?
La La Land – ‘Audition (The Fools Who Dream)’
?Audition (The fools who dream)? e ?City of stars? ? músicas de Justin Horwitz e letras de Benj Pasek e Justin Paul. As duas canções, de três estreantes como candidatos ao Oscar, são as favoritas. ?Audition? é mais bem construída, com lugar na história da heroína, mas ?City of stars?, ganhadora do Globo de Ouro deste ano, caiu mais no gosto geral. La la land – ‘City of stars’
?Trolls?
?Can?t stop feeling? ? música e letra de Justin Timberlake, Max Martin e Shellback, todos estreantedo, é um pop dançante já vitorioso. Gravada por Timberlake, que dubla um dos personagens da animação, a canção chegou ao primeiro lugar nas paradas de ?Billboard? e de vários países, já foi agraciada com um Grammy e com uma indicação ao Globo de Ouro. Justin Timberlake – ‘Can’t stop feeling’
?Moana?
?How far I?ll go? ? música e letra de Lin-Manuel Miranda, não será surpresa se desbancar o favoritismo de ?City of stars?, de ?La la land?. Por ser uma boa canção, pela simplicidade pop que empresta à trilha de outro filme de animação e pelo prestígio de seu jovem compositor, autor de texto e canções de ?Hamilton?, sucesso atual na Broadway. Miranda é estreante no Oscar, mas coleciona Tonys e outros prêmios de teatro. Auli’i Cravalho – ‘How Far I’ll Go’
?Jim?
?The empty chair?, de ?Jim: The James Foley story? ? música e letra de J. Ralph (terceira indicação) e Sting (quarta), essa balada narrativa (do filme sobre jornalista americano morto em 2014 por terroristas islâmicos) corre por fora como forte candidata. É a melhor e mais expressiva letra das cinco. Sting – ‘The Empty Chair’
INDICADOS A MELHOR TRILHA SONORA
?Passageiros?
Thomas Newman, 61 anos, 14 indicações anteriores ao Oscar e três ao Globo de Ouro, é o veterano da turma deste ano. Persegue sem êxito o prêmio que o pai, Alfred Newman, ganhou em nove ocasiões. O filme de Morten Tyldum não é o primeiro de aventura espacial musicado por ele, mas é o de efeitos eletrônicos mais originais. Ser o único dos seis indicados tendo concorrido anteriormente, e por tantas vezes, pode pesar, mais que a música, a seu favor.
?Jackie?
Como cinco dos seis compositores concorrentes, Mica Levi (a Micachu do grupo The Shapes) é indicada ao Oscar pela primeira vez. Inglesa, 30 anos, formação clássica, mas dedicando-se ultimamente ao que chama de ?experimentalismo sonoro?, fez para o filme de Pablo Larraín uma trilha densa, sombria, não melódica, que um crítico definiu como ?mais desarmônica do que o que se vê na tela?.
?Lion: Uma jornada para casa?
O alemão Volker Bertelmann, o ?Hauscha?, 66 anos, e o americano radicado na Alemanha Dustin O?Halloran, 45, ambos pianistas vindos da música clássica, uniram-se para dar ao filme de Garth Davis partitura funcional, apoiada em temas adequados à história. O melhor de Bertelmann até aqui eram os documentários; o de O?Halloran, ?Maria Antonieta?, de Sofia Coppola.
?Moonlight: Sob a luz do luar?
Por este nono filme de sua carreira ? iniciada em 2009 com ?Nova York, eu te amo?, estreia de Natalie Portman como diretora ?, o americano Nicholas Britell, 36 anos, já ganhou prêmio de crítica. Sua trilha, como a de Micachu para ?Jackie?, opta pelos efeitos sonoros, só que mais melódicos. Há canções nela, mas não suas. O presente trabalho está sendo mais notado que o de ?A grande aposta?, não indicado ano passado.
?La la land?
Justin Hurwitz, americano, 31 anos, é o nome do momento, graças ao que compôs para seu parceiro diretor Damien Chazelle. Um dos seus méritos é ter atendido aos vários gêneros exigidos pela história: dança caribenha e pop eletrônico, balada romântica e jazz, música para piano, ou combo, ou formação sinfônica, orquestrada por ele mesmo. Os filmes mais premiados da história do Oscar