Esportes

Ministro do STJ concede liminar para soltura do ex-goleiro Edinho

BRASÍLIA ? O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro concedeu liminar determinando a soltura do ex-goleiro do Santos Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, filho de Pelé. Ele foi preso na última sexta-feira por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo no julgamento de um recurso apresentado pelo ex-jogador em processo que responde por lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

A liminar do ministro Palheiro suspendeu os efeitos do acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo na parte em que determinou a prisão imediata de Edinho. A decisão foi encaminhada por telegrama ao tribunal e à 1ª Vara Criminal da Comarca de Praia Grande (SP) para que o ex-goleiro possa ser solto. A liminar de Palheiro, que tem caráter provisório, ainda será analisada pela 6ª Turma do STJ, onde pode ser referendada ou derrubada.

Até uma nova decisão, Edinho poderá responder ao processo em liberdade, no qual ele já foi condenado. O Tribunal de Justiça de São Paulo, ao julgar o recurso de apelação na última quinta-feira, reduziu a pena do ex-atleta de 33 anos e quatro meses para 12 anos e dez meses em regime fechado. Mas determinou o cumprimenro imediato da prisão, da qual ele recorreu ao STJ e obteve decisão favorável.