Cotidiano

Cartas de Jackie Kennedy e Lorde Harlech revelam pedido de casamento negado

Cartas de Jacqueline Kennedy endereçadas a David Ormsby Gore, embaixador britânico nos Estados Unidos durante o mandato de John F. Kennedy, com quem ela cultivou uma relação afetiva, serão leiloadas no dia 29 de março em Londres, após 40 anos de sigilo. As cartas revelam o pedido de casamento de Gore, o quinto Barão de Harlech, à viúva de JFK, em fevereiro de 1968, além da explicação de por que Jackie não se casaria com ele, mas, sim, com Aristotle Onassis, em outubro daquele mesmo ano.

A correspondência, guardada em caixas oficiais do governo, mostra como a relação se desenrolou desde maio 1967, quando a mulher de Lorde Harlech morreu num acidente de carro. De acordo com o Diretor de Livros e Manuscritos da casa de leilões Bonhams, Matthew Haley, as cartas mostram como era próxima a relação entre Jackie e David Ormsby Gore, especulada em biografias por décadas.

Em uma das mensagens, datada de 13 de novembro de 1968, Jackie escreveu para Lorde Harlech:

“Aprendemos tanto e compartilhamos e passamos por perdas juntos – mesmo que agora não seja da forma como você gostaria – espero que essa ligação de amor e dor jamais se quebre. Você é como o meu amado irmão – e mentor – e o único espírito original – como você era para Jack”.

Diante de certa incredulidade do barão à escolha de Jackie, ela enviou outra carta se justificando, como mostra o trecho abaixo, divulgado pelo “The New York Times”.

“Por favor saiba – você, mais do que todas as pessoas, deve saber – que nós nunca podemos ver realmente através do coração de outra pessoa. Você me conhece. E deve saber que o homem que escreve as suas cartas não é um homem com que eu possa me casar”.

Para explicar por que se casaria com Onassis, Jackie afirma:

“O senhor Onassis está sozinho e quer me proteger da solidão. E ele é sábio e bom. Apenas eu posso decidir se ele pode, e eu decidi. Sei que isso pode ser uma surpresa para muitas pessoas, mas elas esperam coisas para mim que eu nunca desejei. Você e eu passamos por tantas vidas e mortes e esperanças e dor – nós vamos compartilhar isso para sempre e estamos para sempre ligados. Se eu puder encontrar alguma cura e algum conforto – isso deve ser com alguém que não faz parte desse meu mundo de dor no passado – eu posso encontrar isso agora – se o mundo nos permitir”.

No total, há 18 cartas manuscritas e uma datilografada, além de outras correspondências e documentos. O leilão será realizado na casa de leilões Bonhams por familiares de Ormsby Gore, falecido em 1985. Estima-se que o valor do arquivo varie entre de £100.000 e 150.000.