Cotidiano

Assinantes da SKY ficam sem canais da Fox

tvpaga (6).JPGRIO ? Desde o último domingo, os assinantes da SKY estão sem poder assistir aos canais Fox. Isso porque não houve acordo para a renovação do contrato entre as duas empresas após meses de negociação. Como o contrato anterior acabou, a Fox deixou a Sky.

Na terça-feira, a leitora Tatiana Bruzzi enviou uma carta à Defesa do Consumidor manifestando seu descontentamento operadora de Tv a cabo, que se surpreendeu com a retidada de sete canais da grade de programação. Entre os canais que a Fox opera no Brasil estão a própria Fox, FX, National Geographic, Nat Geo Wild, Fox Life, Fox Sports e Fox Sports 2.

“Enviei um e-mail de contato para a operadora sob o número de protocolo 2017-31010086994 na segunda-feira buscando explicações e questionando se minha assinatura sofreria redução. De forma hostil, a atendente me disse que não, uma vez que outros canais entraram como substitutos”, diz Tatiana na mensagem enviada a esta seção, confirmando que entraram novos canais que, de acordo com a operadora, são de grande relevância, não importando a opinião do cliente. “Não concordo! Não dá para substituir canais de filmes e séries por uma sequência de Discovery e achar que está tudo bem. O cliente não tem que ser obrigado a aceitar. Se ele ão concorda, tem o direito de dar preferência pelo desconto na mensalidade”, completa.

Tatiana disse também que, no site da SKY, há opção de um pacote semelhante àquele que assinava, já sem os canais da Fox, bem mais barato.

O assessor administrativo Sérgio Silva não se conforma com a perda dos canais da Fox e quer saber se vai haver uma redução do preço cobrado pela operadora. Antes, com todos os canais FOx, ele desembolsava R$ 95 pelo pacote:

?Tinha preferência por alguns canais da Fox, em especial o NAT Geo e o Fox Sports, sem falar na programação de filmes. Agora, só quero ver o que vai vir em troca: programação co ma mesma qualidade ou uma valor menor a ser pago pela mensalidade.

Pela internet, fãs reclamaram no próprio domingo do corte do sinal da Fox Sports, que passava um jogo da Juventus, pelo campeonato italiano.

Segundo norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa precisaria ter avisado seus clientes com 30 dias de antecedência sobre a mudança de canais. Além disso, a resolução determina que os consumidores têm direito a um desconto proporcional no valor do pacote, ao cancelamento sem multa ou à substituição por canais semelhantes.

Em nota, a Fox explicou que os valores oferecidos pela Sky para o novo vínculo estavam abaixo dos praticados pelo mercado:

“A Fox informa aos seus fãs que, após vários meses de negociação para manter a distribuição de seus atuais canais na plataforma da Sky, não conseguiu, infelizmente, chegar a um acordo. As condições comerciais e de distribuição oferecidas pela Sky estão abaixo dos valores de mercado e do valor e relevância do conteúdo que o público elege e desfruta. A Fox pede desculpas aos seus fãs por esta situação e garante que sempre estará aberta ao diálogo e fará o máximo para que os fãs tenham acesso aos seus shows favoritos?, diz o comunicado.

Procurada pela reportagem, a SKY informou que a programadora FOX optou por retirar seus canais do line-up da operadora de TV paga, mas que as negociações para distribuição dos mesmos continuam em curso, porém a programadora propõe de maneira unilateral um aumento abusivo de mais de 50% para a renovação do contrato.

?Neste cenário, a SKY fez momentaneamente a substituição dos canais conforme regulamentação em vigor. Seguimos na tentativa de garantir a melhor solução para os nossos assinantes?, ressalta através de nota.

De acordo com o promotor de Justiça Paulo Binicheski, titular da 1ª Promotoria de Justiça, o que vislumbramos neste caso é uma falta de informação prévia adequada ao consumidor, e, eventualmente, ele pode ter sofrido algum prejuízo.