NOVA DELI – Laureado em 2014 com o prêmio Nobel da Paz, o indiano Kailash Satyarthi expressou alívio e gratidão com a notícia de que a polícia encontrou uma réplica de sua medalha, roubada na semana passada em sua casa, na capital de Nova Deli.
A polícia confirmou que recuperou a replica e outros itens na casa de Satyarthi, predendo três irmãos suspeitos de terem cometido o crime.
Um certificado da premiação também roubado ainda não foi encontrado, mas os investigadores acreditam que o documento será encontrado em breve.
“Eu tive uma fé completa no governo, na polícia e no povo desta grande nação”, comemou Satyarthi em um comunicado.
Ele agradeceu aos policiais pela “recuperação brilhante e veloz” dos itens roubados de sua casa. “Nada pode deter minha missão de trabalhar pelas crianças”, acrescentou o ativista.
A medalha real recebida pelo indiano está exposta atualmente em um museu no palácio do presidente do país, Pranab Mukherjee, depois que o laureado decidiu dedicar a honraria à nação em 2015.
Satyarthi, de 63 anos, abriu mão de sua carreira como um engenheiro elétrico em 1980 para lutar contra o trabalho infantil. Desde então, ele liderou diversos protestos pacíficos em favor da causa.
Em 2014, ele dividiu o Novel com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, também referência na luta pela educação em seu país.