LOS ANGELES – ?House of Cards? precisa de mais espaço. A Netflix, empresa de serviço de streaming que abriga o seriado político, alugou no mês passado um edifício comercial de cinco andares inteiro em Hollywood, menos de três meses após ter assinado um acordo de uma década por palcos adjacentes e escritórios de produção, o que leva seu espaço total no complexo da Sunset Bronson Studios a 46.500 metros quadrados ? mais ou menos o tamanho de cinco lojas Wal-Mart.
O aumento do público de televisão on-line está provocando uma onda de grandes transações imobiliárias, porque empresas como Netflix, Amazon e Google estão arrebatando espaços para lidar com demandas de produção maiores. A quantidade de espaço comercial ocupada pela indústria do entretenimento no Condado de Los Angeles atingiu o pico desta década, com inquilinos do setor de mídia em mais de 2 milhões de metros quadrados, em comparação com 277.780 metros quadrados há cinco anos, de acordo com a corretora CBRE Group. O espaço que as empresas de streaming alugam evoluiu de pequenos escritórios há alguns anos para as gigantescas instalações de produção normalmente associadas aos estúdios tradicionais de Hollywood.
? Essa espécie de boom em torno desses mercados ocorreu especificamente nos meios digitais e na convergência entre o mundo do entretenimento e o mundo da tecnologia ? disse Victor Coleman, CEO da Hudson Pacific Properties, que tem sede em Los Angeles e aluga o Sunset Bronson Studios para a Netflix.
O crescimento da indústria do entretenimento ajudou o mercado de imóveis comerciais, que estava abalado por anos de êxodo de usuários tradicionais do espaço corporativo, como a operadora hoteleira Hilton Worldwide Holdings e a fornecedora de equipamentos de defesa Northrop Grumman, que se mudaram para a Virginia.
? O que está acontecendo em Los Angeles agora é muito parecido com o que vimos há vários anos, quando as empresas de cabo estavam crescendo rapidamente ? disse Jeff Pion, vice-presidente do conselho da CBRE, que tem sede em Los Angeles.
O aumento da demanda por conteúdo digital, e a produção adicional que ele traz, é um espelho da época em que as assinaturas de TV a cabo dispararam e novos canais ofereceram mais opções aos telespectadores, disse ele.
A demanda por espaço está se fortalecendo pelo sucesso comercial e de crítica dos serviços de streaming. A Netflix conquistou o recorde de 7,05 milhões de clientes novos no quarto trimestre, superando as expectativas dos analistas para o crescimento nos EUA e internacional para coroar o primeiro ano da companhia como um serviço global de TV on-line.
Seu programa ?House of Cards?, indicado ao Emmy de melhor seriado de drama no ano passado, voltará para sua quinta temporada em maio. A Amazon, por sua vez, fez história no mês passado ao se tornar o primeiro serviço de vídeo on-line a receber uma indicação ao Oscar de melhor filme, por ?Manchester à beira-mar?, que conquistou ao todo seis indicações ao Oscar.