“A falta de mobilização da comunidade em se vacinar contra a gripe alçou Cascavel a um ranking vergonhoso”, alerta o secretário de Saúde de Cascavel, doutor Miroslau Bailak. O Município é o que tem o menor índice de cobertura de vacinação de influenza do grupo prioritário entre todos os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde.
Enquanto Guaraniaçu já chega aos 83% de prioritários imunizados, Cascavel tem um índice de apenas 35,25%. As puérperas e as crianças de 6 meses a menores de 6 anos são os com os piores números, 14,07% e 17,60%, respectivamente.
Os idosos, que formam um grupo bastante suscetível a terem gripe, estão com o melhor índice de vacinação, de 45,19%, porém, ainda bem aquém da meta de 90%, preconizada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Cascavel já está com a campanha de vacinação de influenza há mais de 50 dias. Segundo o PMI (Programa Municipal de Imunização), foram aplicadas 48.750 doses na cidade. Dessas, 6.476 foram na população em geral, uma vez que desde 19 de maio a imunização foi aberta para todos. Porém, os números precisam melhorar. “A gripe pode ser fatal, especialmente nos grupos prioritários. A comunidade precisa atender nosso alerta e se vacinar”, alerta a coordenadora do PMI, Ana Carolina Rossin.
É importante destacar que as vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde do Município. O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade.
CONFIRA COMO ESTÁ COBERTURA DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS EM CASCAVEL:
– Idosos com mais de 60 anos – 45,19%
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos – 17,60%
– Gestantes – 24,50%
– Puérperas – 14,07%
– Trabalhadores da saúde – 36,03%
– Professores das escolas públicas e privadas – 38,61%
Em Cascavel, estima-se que há um público de mais de 131 mil pessoas que se encaixam como grupo prioritário. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos.
ATENÇÃO
O PMI recomenda levar a carteirinha para manter o documento atualizado.
Crédito: Secom