Saúde

Covid-19: Saúde amplia vacinação de bivalente para pessoas com comorbidades

Estimativa é que mais de 18 mil pessoas atendam a esse perfil em Cascavel.

Covid-19: Saúde amplia vacinação de bivalente para pessoas com comorbidades

A Secretaria de Saúde de Cascavel amplia o público da campanha de vacinação da bivalente a partir da tarde desta segunda-feira (03). Além do público prioritário, agora também poderão receber a dose pessoas com comorbidades com idade acima de 12 anos. A estimativa é que mais de 18 mil pessoas atendam a esse perfil em Cascavel.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, sempre a partir das 8h e segue até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade. O imunizante é mais uma proteção contra o coronavírus e suas variantes e evita o agravamento da doença.

Para garantir a vacina, o cidadão com comorbidade precisa apresentar laudo médico ou exame que comprove a doença. As comorbidades são:

– Diabetes mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão arterial;
– Cardiopatias;
– Doença renal crônica;
– Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;
– Obesidade mórbida;
– Síndrome de Down e outras síndromes genéticas;
– Doença hepática crônica.

A vacinação segue liberada para idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos com mais de 12 anos, grávidas, puérperas, profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente (com mais de 12 anos), população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Até o momento, mais de 11 mil doses já foram aplicadas em Cascavel.

Para ter acesso à dose, os públicos deverão ter completado o esquema primário de vacinação contra a covid, o que significa já ter tomado a 1ª e 2ª doses do imunizante.


USE MÁSCARA!

Vale lembrar que a vacinação é gratuita e um direito dos munícipes. O PMI (Programa Municipal de Imunização) recomenda levar a carteirinha para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde, portanto, não se esqueça da proteção.

Crédito: Secom