Política

“Só serei candidato se realmente houver a construção de todo esse grupo político”

“Só serei candidato se realmente houver  a construção de todo esse grupo político”

Na edição deste fim de semana, o O Paraná traz o deputado estadual Gugu Bueno (PSD), dando continuidade à série de entrevistas com os cinco nomes que mais se destacaram na primeira pesquisa O Paraná/SDS Pesquisas sobre o cenário político de Cascavel para 2024, divulgada na semana passada. Vale lembrar que a sequência das entrevistas obedece à disponibilidade de agenda dos possíveis candidatos.

Gugu Bueno exerce o segundo mandato como deputado estadual, o primeiro efetivo, já que no anterior ele assumiu na condição de suplente. Com uma carreira já consolidada na política cascavelense, Bueno surge como um dos possíveis nomes que poderão entrar na briga pela cadeira do prefeito Leonaldo Paranhos, em 2024.

 

Filho de Cascavel

Gugu Bueno se diz contente por aparecer entre os mais lembrados pelos cascavelenses, mesmo nunca tendo concorrido a uma eleição no Poder Executivo. “Nunca fui candidato a prefeito. A candidatura a prefeito sempre te da uma abrangência muito maior do que qualquer candidatura para o legislativo. Eu só fui candidato aqui em Cascavel a vereador e a deputado. Evidente que eu fico feliz do nosso nome estar sendo lembrado. Eu sou filho de Cascavel. Aqui nasci, estudei nas nossas escolas municipais, nossas escolas públicas, construí minha vida em Cascavel. Então você estar sendo lembrado pela população com a possibilidade de ser candidato a prefeito – uma candidatura a prefeito com força política, evidentemente, que nos deixa feliz.”

 

Vai encarar?

Apesar de aparecer na pesquisa de opinião sobre o cenário político de 2024, Gugu é cauteloso em arriscar uma candidatura. Segundo o parlamentar, hoje, o foco dele é no mandato de deputado estadual. “Eu, pessoalmente acho ainda muito cedo essa discussão, a eleição é em outubro do ano que vem. Nós acabamos de assumir o mandado de deputado dado pelo povo de Cascavel, do Oeste do Paraná. Então, eu não estou, de fato, nesse momento trabalhando por essa candidatura, estou trabalhando por Cascavel, pelo Oeste e pelo Paraná. Estou concentrando as minhas energias para o mandato de deputado, até porque a gente tem uma grande responsabilidade.”

Gugu acredita que o cenário para a campanha de 2024 irá se afunilar no final do ano e início do ano que vem. “Acredito que esse cenário começa a se desenhar mais profundamente no final do ano e no ano que vem que é o ano o ano eleitoral. Eu não sou daqueles que sai de uma eleição já pensando na outra. Tenho uma responsabilidade com a população de Cascavel e do estado do Paraná e a gente está cumprindo essa responsabilidade. Mas lógico, é motivo de alegria e recebo esses números com muita honra, de saber que estamos sendo lembrado. E lembrando que a pesquisa ela registra apenas uma fotografia do momento”, disse.

Gugu avalia que “nem nós deveríamos estar pensando nisso e muito menos a população está pensando nisso, que o ano que vem tem eleição municipal. Então é uma fotografia muito própria do momento e aí pesa muito também a lembrança, a lembrança do nome, e a gente fica feliz pelo fato ser lembrado – esse é o principal ponto.”.

Contudo, Gugu não descarta em momento algum que poderá estar entre os nomes que irão concorrer à prefeitura de Cascavel, mas argumenta que essa decisão deverá ser uma escolha de um grupo político. “Se seremos ou não candidato? Lógico que eu faço política em grupo, um grupo que tem sua liderança perfeito Paranhos e sua maior liderança o nosso governador Ratinho Junior. O nosso nome claro que está à disposição, mas se for algo construído com o grupo político e principalmente com a sociedade. […] Não tem como você descartar essa possibilidade. Eu sou filho dessa cidade, logicamente que para mim seria uma honra estar na condição de disputar a Prefeitura de Cascavel”.

Apesar da avaliação positiva, Gugu Bueno mantém a cautela. “Acredito ainda que é muito cedo para essa discussão, acho que as coisas têm que acontecer naturalmente, mas se houver um entendimento do nosso grupo político, se houver um entendimento da sociedade, se houver um chamamento da sociedade, até porque eu ocupo um mandato de deputado dado pela cidade de Cascavel, e eu só poderia vir disputar a eleição se houver um chamamento da própria cidade, não pode ser uma vontade pessoal minha, porque eu tenho um compromisso com a nossa gente e com a nossa sociedade. Eu não descarto essa possibilidade, meu nome está à disposição, mas isso é algo que vai ser construído mais pra frente.”

 

Continuidade

Apesar de ser criterioso ao falar sobre as eleições de 2024, Gugu Bueno acredita que o fator mais importante é construir um projeto para dar continuidade ao trabalho do prefeito Leonaldo Paranhos.

“Eu acho que Cascavel vive um momento muito especial na sua vida administrativa. O prefeito Paranhos revolucionou a nossa cidade, acho que seria o momento de todos juntos sentarmos em uma mesa e pensarmos, com muita calma, o que seria melhor para o futuro de Cascavel, acho que isso tá acima de qualquer desejo pessoal ou partidário. Eu sou hoje presidente do PSD que é o partido do governador Ratinho Junior aqui em Cascavel, e lógico que isso nos dá toda a liberdade para fazer todas as tratativas visando essa questão política eleitoral, mas acredito e espero que a gente tenha uma discussão muito madura sobre esse tema, porque Cascavel vive outro momento.”

 

Candidato do prefeito e do governador?

Além de fazer parte do grupo político do prefeito Paranhos e também do governador do Paraná, Ratinho Junior, Gugu Bueno tem uma proximidade com as duas autoridades. Segundo Bueno, caso seja candidato, terá o apoio de ambos.

“A gente tem uma relação muito próxima, tanto com o prefeito Paranhos quanto com o governador Ratinho Junior, e acredito que esses dois sejam os principais pilares de toda essa discussão. E eu acredito que nós temos uma relação de muita proximidade, de muita confiança e de trabalho junto; há uma sintonia entre o trabalho do prefeito Paranhos, do deputado Gugu Bueno e do governador Ratinho Junior. […] Então eu tenho certeza que há uma grande sintonia, uma grande harmonia e que juntos nós vamos construir o que é melhor para o futuro da nossa cidade. Eu acredito que naturalmente se a nossa candidatura vier acontecer lá na frente, no momento oportuno, no momento certo, tenho certeza absoluta que eu, o governador Ratinho Junior e o prefeito Paranhos estaremos juntos, porque nós fazemos parte de um grupo político.”

Gugu ainda argumenta que não irá “forçar” uma candidatura. “Eu não vou forçar uma candidata, não serei candidato de mim mesmo, então só serei candidato se realmente houver a construção de todo esse grupo político.”

 

Fortalecimento PSD

Como presidente da Executiva do PSD em Cascavel, Gugu assegura estar fazendo um trabalho de fortalecimento no partido. Segundo ele, o objetivo é ter pelo menos cinco vereadores eleitos pela sigla em 2024.

“Assumir a presidência do partido a cerca de 30 dias, estamos em um trabalho de reestruturação, de conversação com lideranças, montando já a nossa chapa de candidato a vereadores. O PSD quer ter uma chapa para eleger no mínimo cinco vereadores na cidade no ano que vem. Então, estamos mais nesse trabalho interno do partido, de fortalecimento, para daí, em outro momento, se for o caso, a gente aprofundar essas construções.”

 

Eleição Executivo x Legislativo

Apesar de nunca ter participado de uma eleição para o Poder Executivo como candidato, Gugu Bueno diz entender as dificuldades desse tipo de campanha.

“É evidente que é uma eleição muito diferente. A eleição do Poder Executivo desperta muito mais paixão, ela é muito mais intensa, você tem os programas eleitorais, você tem a oportunidade de entrar na casa das pessoas, por isso que aqueles que já foram candidatos a prefeito, por exemplo, naturalmente em uma pesquisa a tendência é que eles tenham uma lembrança maior da população. A campanha para o Executivo, para prefeito, ela que dá uma entrada na sociedade, na população muito maior do que qualquer campanha do legislativo. Então, logicamente, é uma campanha muito mais dura do que uma campanha de legislativo, porque não tem só um vencedor, já eleição de prefeito não, só vai um candidato se eleger a prefeito e os demais irão perder.”

Apesar da pouca idade, o deputado acredita que as experiências políticas adquiridas nas eleições para o Legislativo poderão auxilia-lo, caso venha ser candidato a prefeito em 2024.

“Agora, apesar da juventude ainda, a gente já tem um longo caminho trilhado na política de Cascavel, do estado do Paraná, eleições de vereadores, de deputado. Também fui o coordenador da campanha do prefeito Paranhos na última eleição, então a gente já tem uma larga experiência. Mas, claro que toda uma primeira vez é sempre algo novo, mas como eu falei, eu fico muito tranquilo, porque eu não serei candidato de mim mesmo, então se nós formos candidatos é em nome da construção de todo um grupo político forte, experiente, e que nos dará todo o suporte necessário se for o caso para disputar a eleição.”