Policial

Câmeras em fardas: licitação será aberta na próxima semana

Câmeras em fardas: licitação será aberta na próxima semana

O Governo do Paraná vai abrir na semana que vem a licitação para contratar a empresa responsável por instalar câmeras de filmagem nas fardas e viaturas dos policiais militares. A informação foi confirmada na quinta-feira (30) pelo secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira. Com base na experiência bem-sucedida em outros países e em outros estados brasileiros, a medida tem como objetivo reduzir a violência policial.

O chefe da pasta falou sobre o assunto durante um evento que reuniu os secretários de segurança pública dos estados da região sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Hudson Teixeira citou como exemplo os bons resultados colhidos pelos estados de São Paulo e Santa Catarina após a instalação de câmeras nas fardas. No entanto, o secretário ponderou que a viabilidade da tecnologia ainda precisa ser estudada.
Em São Paulo, após a instalação das câmeras corporais, as mortes cometidas por policiais caíram 61%. Um levantamento da FGV apontou que a tecnologia evitou mais de 100 mortes no estado paulista. Uma comparação entre batalhões também evidenciou que as mortes são mais frequentes justamente nas áreas em que os policiais não usam as câmeras.
Segundo especialistas em segurança, a tecnologia traz benefícios tantos para os cidadãos quanto para os bons policiais.
No Paraná, um balanço realizado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, apontou que a Polícia Militar matou 488 pessoas em confronto durante o ano passado.
Houve um aumento de mais de 17% nas execuções, na comparação entre os números de 2022 com o ano anterior. A maior parte das mortes foi registrada em Curitiba (121 mortes). A capital é seguida por Londrina (50) e Foz do Iguaçu (22).

Redação com Band News/Curitiba