Cotidiano

Almejado há anos, Cascavel terá o seu primeiro crematório

Almejado há anos, Cascavel terá o seu primeiro crematório

Cascavel – A instalação do primeiro crematório de Cascavel foi anunciada na sexta-feira (27) durante a apresentação das ações realizadas em 2022 da Acesc (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), durante a escola de governo realizada na Prefeitura de Cascavel. Segundo o superintendente da Acesc, Beto Guilherme, o investimento é de uma empresa particular e deve estar pronto até abril deste ano e, em seguida, já começa a funcionar anexo a um cemitério particular da cidade.

Segundo Beto, no Paraná existem cerca de cinco crematórios apenas, e o mais perto de Cascavel fica na cidade de Francisco Beltrão. “É algo que a população vinha me cobrando e que será bom. Chegamos há alguns anos até fazer um estudo para construir um municipal, mas acabou não dando certo a negociação do terreno e acabamos chegando à conclusão de que seria melhor optar pela terceirização”, explicou.

Beto disse ainda que, além desse, tem um outro pedido de crematório e que também deve iniciar em breve a construção. Para ele, é mais uma opção importante para as famílias que tem essa vontade e que no momento de dor das pessoas, a Acesc sempre tenta auxiliar no que consegue, tendo uma equipe preparada para amenizar o sofrimento de quem perde alguém especial.

A equipe está orientada, inclusive, a fazer encaminhamentos para a Assistência Social quando o gestor ou gestora da família morre. Para famílias inscritas no CadÚnico, a Acesc possui serviço funeral gratuito, incluindo a urna funerária, velório em uma das 24 salas de velório, transporte do corpo e sepultamento.

Beto disse que também tem os funerais isentos, para os casos em que as pessoas que não têm condições de pagar seu funeral o município faz esse serviço gratuitamente. Em 2022, dos 3.601 óbitos registrados, 311 foram isentos, o que representa R$ 606 mil subsidiados. Desde 2017 foram 20.718 funerais isentos, totalizando R$ 3,8 milhões em subsídios.

Criada em 1989, a Acesc administra 32 cemitérios, 17 capelas mortuárias e 24 salas de velório. A autarquia também implantou o serviço de velório virtual, para que familiares e amigos acompanhem à distância.