Saúde

Pólio: Mutirão termina nesta sexta; Cascavel atingiu 68% do público

Brasília - Crianças e adolescentes são vacinados no Centro de Saúde nº 8, da Asa Sul, durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre neste sábado em todo o Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Brasília - Crianças e adolescentes são vacinados no Centro de Saúde nº 8, da Asa Sul, durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre neste sábado em todo o Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cascavel – Os pais que não levaram ainda os filhos para a imunização contra a poliomielite tem até o final de hoje, sexta-feira (30), para procurarem uma unidade de saúde ou um dos locais extras de vacinação para garantir a vacinação. Mesmo com o mutirão que está sendo feito desde o dia 13 de setembro pela Secretaria Municipal de Saúde, Cascavel atingiu apenas 68,14% do público-alvo. A campanha tem como objetivo imunizar as crianças menores de cinco anos contra a doença pode causar sequelas graves, paralisia e até levar a óbito.

Ao todo, Cascavel tem 18.556 crianças em com idade pra receber a dose, mas até ontem (29), apenas 12.644 tinham recebido a vacina. O mutirão já passou por escolas, Cmeis, Zoológico, Feira do Teatro e instituições de ensino superior, além dos terminais de transbordo, supermercados e o Comboio da Saúde.

Na atual fase da ação, as gotinhas contra pólio estão sendo aplicadas nos supermercados, terminais, Comboio da Saúde e unidades de saúde. A mobilização continua e, por isso, o alerta da Secretaria de Saúde é para que os pais levem seus filhos, já que com inúmeras opções e horários oferecidos pelo Município, não tem desculpas para não levar o filho.

Onde vacinar?

Nos terminais a mobilização conta com a participação do Exército e hoje ocorre das 8h às 17h no Terminal Nordeste. Nos supermercados, a vacinação é das 16h às 20h e ocorre no Mercado Cisne do Bairro Universitário, Muffato da Paraná, Festval da Avenida Brasil e Irani do Parque Verde.

O Sesc também se une ao Mutirão com vacinação das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O Comboio da Saúde segue atendendo no Calçadão da Avenida Brasil, das 8h às 18h.

No Brasil

O Ministério da Saúde confirmou ontem (29) que a campanha encerra hoje, pois começou no dia 8 de agosto e seria encerrada em 9 de setembro, e já foi prorrogada por conta da baixa adesão. A meta é imunizar, contra a pólio, 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos.

Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite, desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o momento, segundo a pasta, 6.273.472 doses contra a pólio foram aplicadas nesse grupo, o que representa 54,21% do público-alvo.

Por meio de nota, o ministério destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, tem capacidade para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

“Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil”, alertou a pasta.

De acordo com o ministério, doenças que já foram eliminadas graças à vacinação podem ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas vacinais, “voltando a ser um problema de saúde pública”. O Brasil já eliminou cinco doenças por meio de vacinação: a poliomielite, a síndrome da rubéola congênita, a rubéola, o tétano materno e neonatal e a varíola.

Foto: ABR