Cotidiano

Temer diz que crise da carne agora está 'praticamente superada'

201610111329336651.jpg

BRASÍLIA – Em jantar nesta terça-feira com integrantes da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o presidente Michel Temer disse que a crise envolvendo a carne brasileira, deflagrada pela Polícia Federal com a Operação Carne Fraca pareceu, à primeira vista, um “desastre insuperável”.

carnefraca_2803

Temer, que reforçou que o cardápio do jantar foi composto de carne, afirmou que, em menos de uma semana, a crise já está “praticamente superada”. Ele elogiou o setor, ao dizer que é um dos mais importantes do país, e reforçou que a carne brasileira é “fortíssima”.

? Nos primeiros dois dias parecia um desastre insuperável, inafastável, mas começamos a trabalhar e em menos de uma semana estamos recuperando praticamente tudo aquilo que foi malfalado durante um, dois dias da semana anterior ? disse o presidente, ao discursar depois do jantar.

UNIÃO EUROPEIA

Perguntado se a crise está superada, mesmo com a União Europeia exigindo que o Brasil prove que tem controles sanitários eficientes, Temer disse que o problema “está sendo superado”. Ele afirmou que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, seguirá prestando esclarecimentos necessários durante as próximas semanas e que técnicos da UE virão ao país fazer inspeções. E comemorou o fato de que vários países que ameaçaram embargo à carne do Brasil desistiram.

? Está sendo superado, ainda remanesce a questão da União Europeia, mas em pouquíssimo tempo vários países que iriam embargar não o fizeram, portanto revelando a higidez da carne brasileira.

O comissário de Saúde da União Europeia (UE), Vytenis Andriukaitis, disse que enviará ao Brasil fiscais para acompanhar o processo de fiscalização da produção de carne. As explicações a serem repassadas pelo governo brasileiro podem ser até submetidas ao parlamento europeu, se necessário, afirmou o comissário. Andriukaitis teve um encontro nesta manhã com o ministro Blairo Maggi, que admitiu que o Brasil pode receber auditoria externa para tentar recuperar a confiança dos europeus.