A ZF disponibiliza para o mercado da América do Sul um portfólio de produtos que aumenta exponencialmente a segurança de caminhões e ônibus nas estradas do País. Uma de suas linhas de produto, a chamada Dinâmica Veicular trabalha, com o que há de mais avançado em tecnologias de freios ABS (Antilock Braking System), EBS (Electronic Braking System), Controle de Estabilidade, e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista para veículos comerciais. Há ainda as tecnologias em sistemas de direção aplicáveis a todos os tipos de plataformas. Como resultado, a associação de tecnologias ZF relacionadas à conectividade, segurança aprimorada e automação completa conduzirão a evolução dos veículos comerciais autônomos nos próximos anos.
De acordo com relatório da Confederação Nacional do Transporte (CNT), publicado em 2019, aproximadamente 20% dos acidentes rodoviários no Brasil envolvem caminhões. Além disso, cerca de 43% das mortes nas estradas brasileiras ocorrem com acidentes envolvendo caminhões. Ainda segundo o estudo da CNT, colisões representam 68% dos acidentes rodoviários com vítimas no País. Os produtos da Linha de Dinâmica Veicular da ZF contribuem para reduzir substancialmente esses preocupantes índices nas malhas rodoviárias do Brasil.
Em relação às soluções de freios, o portfólio reúne sistemas avançados de ABS com Controle de Estabilidade, que no curto prazo serão mandatórios para todos os veículos produzidos pelas montadoras. Outro sistema, o EBS ou Sistema Eletrônico de Frenagem, integra diversas funções do sistema de freios em um sistema eletrônico. As vantagens do controle eletrônico são a otimização do tempo de resposta e a redução na distância de parada, resultando em uma elevada segurança nas estradas.
Segundo Silvio Furtado, diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, os produtos se destacam principalmente devido à inteligência que está embutida em seus sistemas, comandados pelas ECUs (Electronics Control Units) ou Módulos Eletrônicos de Controle. “Nosso sistema conta com diversos sensores que captam dados do comportamento do veículo e do motorista. Essas informações são analisadas pelo módulo eletrônico, e identificam, por exemplo, se a velocidade que o veículo está entrando em uma curva é segura para aquele trecho específico da pista. Caso necessário, o módulo envia comandos para os componentes do sistema, que atuam ajudando a controlar a velocidade e o movimento do caminhão ou ônibus”.
Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) são traduzidos como Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. Trata-se de um conjunto de itens de altíssima tecnologia capazes de suportar o motorista e propiciar uma condução mais segura.
Funcionamento
O OnGuardMAX é um sofisticado sistema de ADAS da ZF que funciona por meio de radares, câmeras, sensores e softwares que conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada. Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.
“São, sem dúvida nenhuma, soluções capazes de salvar muitas vidas nas estradas brasileiras, onde veículos comerciais, infelizmente, ainda se envolvem em um número alarmante de acidentes, em grande parte das vezes causados por erros humanos”, diz Silvio.
O sistema OnGuardMAX também conta com outros recursos de assistência ao motorista como o LDW (Lane Departure Warning ou Aviso de Saída de Pista), que avisa imediatamente o motorista caso ele saia da sua pista por fatores como distração ou sonolência. Também o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle de Cruzeiro Adaptativo), que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente e o BSD (Blind Spot Detection ou Detecção de Ponto Cego), que identifica objetos em pontos cegos.
Outro destaque são os sistemas de direção. O ReAX Steering é um sistema de caixa de direção hidráulica assistida eletricamente pelo acoplamento de um motor elétrico. Em conjunto com o OnGuardMAX, a tecnologia também oferece a função de manutenção na faixa de rodagem (LKA – do inglês “Lane Keeping Assist”), que ajuda a evitar que o veículo saia da faixa de maneira indesejada, proporcionando mais comodidade e segurança ao motorista.
Além disso, o ReAX permite o retorno ativo do volante à posição central, compensação dos desníveis da estrada e ventos laterais, facilita o esterçamento do volante em manobras estacionárias e proporciona uma direção mais firme e segura em altas velocidades.
Integração com o motorista
A redução no risco de acidentes com veículos comerciais pode ocorrer porque as tecnologias da ZF atuam de maneira altamente integrada com o trabalho do motorista, captando informações e identificando riscos em um sistema de monitoramento de 360 graus ao redor do veículo comercial, incluindo a carreta.
Além de diminuir a chance de acidentes fatais nas estradas, os produtos da ZF ajudam as empresas de transporte rodoviário a evitar gastos com a reparação dos veículos em casos de colisões menos graves e prejuízos com o tempo em que o veículo fica parado para conserto. Além disso, reduzem os custos com aquisição de seguro para os veículos.
A divisão voltada para Veículos Comerciais da ZF também conta uma extensa rede de serviços de Aftermarket e pode oferecer soluções digitais de gerenciamento de frota para suportar a operação das empresas.