Romulo no PL
O vereador de Cascavel Romulo Quintino deixou o PSC e se filiou ao PL, do presidente Jair Bolsonaro, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. Apesar da filiação ocorrer fora da janela partidária permitida aos vereadores, de acordo com as informações houve liberação e anuências das executivas municipal e estadual do PSC para a filiação.
Suplentes e MP
Agora resta saber se os suplentes do PSC e o Ministério Público não irão dar dor de cabeça a Quintino, já que o TSE declarou que a anuência do partido não caracteriza justa causa para a mudança fora da janela partidária.
Adelino no PSD
Quem aproveitou os últimos dias da janela partidária para trocar de partido foi o deputado estadual Adelino Ribeiro, que deixou o Patriota e acertou sua filiação no PSD, do governador Ratinho Junior. Agora, Adelino reforça ainda mais a sigla na Alep.
Aliel no PV
O deputado federal Aliel Machado deixou o PSB e confirmou a filiação no PV. O anúncio foi feito das redes sociais do parlamentar. “Depois de muito debate e reflexão, informo que aceitei o convite para me filiar ao Partido Verde. O momento exige coerência, coragem e responsabilidade. E o Brasil, mais do que nunca, precisa enfrentar o seu maior problema: a desigualdade social.”
Gugu sem mandato
O deputado estadual Gugu Bueno participou ontem (30) da última sessão da Alep, a partir do dia 1º Gugu deixa oficialmente a vice-liderança do governo Ratinho Junior (PSD) para voltar a ser suplente, com o retorno do deputado estadual Marcel Michelleto para disputar a eleição de outubro.
Bakri também sai
O deputado estadual Hussein Bakri também deixará a Alep, já que o atual secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, também retoma seu mandato. Bakri tinha esperança de continuar no legislativo, porém, o deputado estadual Francisco Buhrer não topou assumir uma secretaria, já que não pretende participar da corrida eleitoral para apoiar o herdeiro político Thiago Buhrer.
Devolução
O Tribunal Superior Eleitoral desaprovou a prestação de contas do Diretório Nacional do Podemos relativa às Eleições de 2018. O Tribunal ainda determinou que o partido devolva o valor de R$ 1.227.547,27 aos cofres públicos, devidamente atualizado e com recursos próprios. Além disso, decidiu pela suspensão de novas cotas do Fundo Partidário por dois meses, a ser cumprida de forma parcelada pelo período de quatro meses.
Passaporte Sanitário
O projeto que veda a exigência do passaporte sanitário no Paraná passou pela Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais da Alep. Agora o PL será analisado pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda nesta quinta-feira (31). Depois disso poderá ser deliberada pelos parlamentares em plenário.
Pedido negado
O desembargador Fernando Wolff Bodziak, do TRE-PR, negou pedido apresentado pelo PT contra o senador Alvaro Dias (Podemos) para remover conteúdo em um aplicativo de mensagens. Alvaro teria divulgado uma pesquisa eleitoral sem registro em um grupo de WhatsApp. De acordo com a decisão, o desembargador entendeu que a publicação não causou nenhum impacto no referido grupo, por conta disso, negou o pedido do PT.