Cotidiano

Mateada completa dez anos no câmpus de Cascavel

Comemoração será nesta sexta-feira no Centro de Convivência

O Dia do Gaúcho não passa em branco no câmpus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Há 10 anos, acontece a Mateada no Centro de Convivência, organizada pelo professor Vilmar Malacarne.

Neste ano, o festejo será nesta sexta-feira (15) a partir das 17h. A Mateada sempre ocorre na última sexta-feira que antecede o dia 20 de setembro, o Dia do Gaúcho. Ela é, atualmente, o maior evento cultural do câmpus de Cascavel.

O objetivo é manter viva a tradição gaúcha em uma região colonizada por migrantes sul rio-grandenses. “O Rio Grande do Sul deve ser um dos estados com maior representação cultural no país e muitos de nós somos gaúchos ou descendentes deles. Então, o que se quer é lembrar a tradição gaúcha nesse dia”, explica Malacarne.

Por isso, no dia, além do chimarrão, haverá costela de fogo de chão e carreteiro, pratos típicos gaúchos. A animação fica por conta de um gaiteiro que vai tocar músicas tradicionais do sul.

Embora ocorra dentro da universidade, a Mateada é um evento aberto ao público. Todos os anos, são convidados os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e entidades tradicionalistas de Cascavel. Em média, cerca de 500 pessoas costumam passar pelo Centro de Convivência no dia da Mateada.