Cotidiano

Missal dá exemplos de agroecologia

Missal – Uma agenda intensa de atividades estende-se até o fim de novembro nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 como parte do Programa Encontros e Caminhos 2017, desenvolvido na região por um convênio entre Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

Na última semana, um grupo de produtores participou de uma oficina para construção de uma cisterna no sistema “ferro e cimento” em Missal, cidade onde o foco das ações é a agroecologia. O reservatório de 30 mil litros fica na propriedade de Rosa e Vitorino Pelissari, pequenos produtores agroecológicos instalados na Esquina Gaúcha, às margens da PR-495.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Setzner, explica que a definição do local foi estratégica. A intenção é que a propriedade se torne referência para que outros produtores, escolas e entidades conheçam o sistema. Por esse motivo, outra oficina do Programa Encontros e Caminhos ocorreu ontem no local. Desta vez, o foco da aprendizagem foi a Horta Mandala.

Recursos

A engenheira agrônoma do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Daiana Raquel Pauletti, explica que a cisterna vai fazer parte de um sistema integrado de produção. A água da chuva vai ser captada do telhado do galpão e depois direcionada para irrigar os cultivos, especialmente a Horta Mandala, que tem um reservatório de água no seu centro. A mandala, por sua vez, é construída para fazer o melhor aproveitamento de recursos do solo e também a energia solar. A adubação ficará por conta dos dejetos da criação de frango caipira.