Cotidiano

Céu Azul será sede de Central de Logística Reversa

Céu Azul – Nas inúmeras ações previstas no convênio assinado recentemente entre o Município de Céu Azul e a Itaipu está a implantação de uma central destinada a Logística Reversa, que é a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento.

Criado em 2016, o Ilog (Instituto de Logística Reversa), que vai operacionalizar a central, é uma iniciativa do Sindibebidas do Paraná, cujo objetivo é atender aos interesses dos mais de 300 associados no cumprimento das políticas de logística reversa do Estado do Paraná e da União.

Em Céu Azul será instalada a terceira central do Ilog no Paraná, as outras duas estão em Maringá e Londrina. Para abrigar o aparato logístico serão construídos dois barracões de 1.000 m² cada um no antigo Viveiro Municipal. Serão duas unidades, uma para processamento de papel e papelão e outra para processamento de plástico, como garrafas pet, por exemplo. O processo industrial vai transformar as embalagens pet (garrafas) em flocos, agregando valor à matéria no processo de reciclagem.

A ideia é atender uma rede de associações e cooperativas de catadores num raio de 100 quilômetros da central. A meta até o fim de 2019, de acordo com o convênio firmado entre o Ilog e o governo do Estado, é instalar sete centrais no Paraná. Na central de Céu Azul, quando em pleno funcionamento, serão criados 15 empregos diretos.