Esportes

Coluna Conexão Esporte: pode melar

Coluna Conexão Esporte: pode melar

Antes do assunto de hoje, duas constatações sobre a coluna de ontem. Quem leu, viu que o assunto já tinha ficado passado, porque a Federação Paranaense de Futebol anunciou uma definição às 16h e trocou tudo quando já eram 20h30.

A outra constatação é que o que escrevi era muito positivo sobre a sequência do Paranaense com uma rodada praticamente normal a partir da próxima semana.

Porém, assim como a tabela, as coisas também podem mudar. Apesar da abertura nas cidades de Cascavel, Toledo, Cianorte, Londrina e Ponta Grossa, além de Arapongas, agora a questão ficou um pouco mais séria que apenas no campo político como tratada com prefeitos e secretários municipais de Saúde.

A Federação recebeu um comunicado conjunto dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Estado do Paraná e a Defensoria Pública da União recomendando que o campeonato seja paralisado por conta da pandemia.

Apesar de toda a análise que o documento exige, ele também tira a pressão da FPF, indicando que as autoridades municipais podem autorizar os jogos, mas que tudo precisa ser revisto e reautorizado a cada jogo. Claro que a brecha tende a ser muito bem aproveitada pelos dirigentes.

 

Amanhã

Apenas para confirmar: os dois times de Cascavel se enfrentam amanhã, no Estádio Olímpico. Apesar de não fazer muita diferença no momento, já que não há venda de ingressos, o mando é do Cascavel CR, que no ano passado atuou como visitante. Pela atual situação do campeonato, é impossível não considerar o FCC como favorito para o jogo, mesmo com a meia semana de trabalho que o técnico Luis Carlos da Cruz teve para tentar ajustar o CCR.

 

A favor

O executivo de futebol do Paraná Clube, Moisés Von Ahn, defendeu a paralisação total do Paranaense. “Ao nosso ver, o ideal seria a paralisação do campeonato para todos, até para não gerar um desequilíbrio técnico na competição”, declarou, em entrevista coletiva. “A gente só lamenta porque, hoje, o Paraná Clube [é o único] que está sem trabalhar de forma presencial. Os demais clubes estão treinando, estão jogando. Ao nosso ver, o ideal seria parar o campeonato para todos. E, quando retornar, retornar para todos, para gerar um igualdade em termos técnicos e em termos de competição para todas as equipes”, defende. Os treinos e jogos estão proibidos em Curitiba devido à pandemia.

 

Palmeiras

Brasília vai se tornar a casa do Palmeiras na próxima semana. Aproveitando que o time enfrentará o Flamengo, dia 11, pela Supercopa, a Conmebol também marcou o jogo da volta da Recopa Sul-Americana para o Estádio Mané Garrincha, no dia 14. O adversário será o Defensa y Justicia, com a primeira partida em Buenos Aires, no dia 7 de abril.

 

Futsal

O Stein Futsal pode garantir uma vaga na Copa do Brasil. Conforme publicado ontem, o time já está garantido no Brasileirão Feminino de futsal, a NFFB, e só poderá disputar a Taça Brasil caso o atual campeão estadual desista da vaga. A equipe segue os treinos diários com trabalhos físicos e táticos.

 

Toledo

Como parte de um cronograma de capacitação e cumprimento de horas, os acadêmicos de educação física que são beneficiados pelo Programa Atleta na Universidade, da Prefeitura de Toledo, participam nesta quarta e quinta-feira (dias 31 e 1º) de uma Oficina de Minivôlei promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer. A atividade será no Ginásio Alcides Pan, na Vila Industrial, das 8h30 às 11h30, nos dois dias.