A Polícia Federal assumiu a investigação do acidente de uma aeronave de pequeno porte que caiu na cabeceira da pista de um aeroporto particular de Cascavel na noite de sábado (20).
A aeronave decolou do aeroclube e caiu logo depois, em meio a uma plantação de milho, de bico. O acidente matou o empresário Lyncoln Carneiro, de 59 anos, que era dono da aeronave, e seu amigo Carlos Renato Cavalheiro Morales, de 57 anos, que seria seu instrutor de voo. Lyncoln era proprietário do Colégio Ideal e do Restaurante Fly, em Cascavel.
O delegado federal Marco Smith informou ontem que estão sendo feitas duas investigações paralelas. A PF vai estabelecer a causa e se há uma culpa. Segundo ele, o acidente pode ter sido uma fatalidade ou pode ter sido causado. Já a Aeronáutica determinará incidente de voo, se houve falha mecânica e quais as características do evento para prevenir acidentes posteriores com outras aeronaves.
Na segunda-feira (22), foi autorizado pela Aeronáutica a remoção dos destroços. Segundo a PF, tudo indica que o avião caiu de bico.
Investigadores do Seripa V (Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-AVD.
Conforme a PF, existem quatro fatores que podem ter ocasionado a queda do avião: condições meteorológicas, do aeródromo, da aeronave e relacionadas ao piloto.
A causa relacionada ao aeródromo e as condições meteorológicas já foram descartadas, pois o tempo estava aberto e sem vento. O aeródromo estava operante e não houve intercorrências.
A PF aguarda agora o laudo dos peritos sobre o local da queda, assim como dos corpos do piloto e do passageiro. “Pode ter havido falta de combustível e o que chamamos de falha por falta de combustível. É uma das hipóteses que está sendo investigada, uma vez que nos destroços havia pouca quantidade de combustível”.
Os peritos recolheram as peças relacionadas ao funcionamento do motor e a sua alimentação.
A gerência do aeroporto e os responsáveis pela manutenção da aeronave foram entrevistados ainda no dia do acidente.
Smith disse que, se a manutenção não foi realizada conforme os manuais, o acidente pode ser considerado duplo homicídio.