Cotidiano

Começam as obras de terceiras faixas e adequação na PR-562, no Sudoeste

Trecho fica entre Coronel Vivida e o distrito de Vista Alegre

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) deu início à obra de adequação de trechos com curvas acentuadas da rodovia PR-562, entre o município de Coronel Vivida e o distrito de Vista Alegre, na região Sudoeste do estado.  -  Curitiba, 17/03/2021  -  Foto: Divulgação DER
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) deu início à obra de adequação de trechos com curvas acentuadas da rodovia PR-562, entre o município de Coronel Vivida e o distrito de Vista Alegre, na região Sudoeste do estado. - Curitiba, 17/03/2021 - Foto: Divulgação DER

O DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) deu início à obra de adequação de trechos com curvas acentuadas da rodovia PR-562, entre o município de Coronel Vivida e o distrito de Vista Alegre, na região Sudoeste do Paraná. O trecho que passará por intervenções tem pouco mais de três quilômetros e o investimento é de R$ 5,8 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além da correção de geometria no trecho, conhecido como Serra de São Braz, está prevista a inclusão de terceiras faixas para aumentar a capacidade de tráfego. Essas medidas visam melhorar as condições de segurança entre  o km 59 e o km 63 da rodovia, trecho que tem registrado acidentes.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou o trabalho do Governo do Paraná na remodelação das rodovias estaduais. “Além de grandes obras, temos investido, também, em intervenções pontuais que buscam corrigir esses chamados pontos críticos, como o da PR-562, em Coronel Vivida”, disse. “Os municípios da região têm papel estratégico para o transporte e a logística do Paraná, temos que garantir deslocamentos seguros e ágeis para a população”, finalizou.

OBRA – Os serviços na PR-562 iniciaram em fevereiro. Até o momento já foram realizados os trabalhos topográficos, com ênfase no levantamento planialtimétrico do trecho, além de remoção de vegetação, limpeza da área e implantação de sinalização provisória. Em seguida, deve começar a terraplenagem de todo o segmento. A previsão de conclusão da obra é para fevereiro de 2022.

De acordo com o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, além das correções na pista de rodagem, os trabalhos na PR-562 vão contemplar a modernização completa do trecho. “O projeto inclui obras de drenagem superficial e profunda, implantação de galerias e bueiros, sinalização e obras complementares e de proteção ambiental”, explicou. “São adaptações necessárias e em linha com as melhores práticas de remodelação da malha rodoviária”, acrescentou.

TRANSPARÊNCIA – Em conformidade com as políticas do BID, o DER/PR mantém informações sobre a obra, especialmente para a população da região, diretamente afetada pelo empreendimento. Explicações relacionadas ao traçado e à desapropriação de imóveis estão disponíveis AQUI.

PROGRAMA BID – A adequação de curvas na PR-562 é mais uma obra dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com aporte de recursos do BID. Além dela, estão em andamento as obras de pavimentação na PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas; na PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati; na PR-239, entre Pitanga e Mato Rico; e a obra de implantação do acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090.

Também estão sendo iniciadas nestes primeiros meses do ano as obras do Contorno Norte de Castro, Contorno Sul de Wenceslau Braz e as correções de pontos críticos na PR-650, em Godoy Moreira.

As obras de duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo e da PR-445 entre Londrina e Irerê, ambas já em fase final, também contaram com recursos BID.

Ao longo dos últimos três anos, a parceria com o BID já garantiu investimento de R$ 680,3 milhões em obras rodoviárias, R$ 23,1 milhões em projetos executivos para rodovias e ferrovias e R$ 16 milhões em estudos de engenharia na área de infraestrutura.