Saúde

Mesmo com lockdown, taxa de isolamento em Cascavel não chegou a 47% no fim de semana

Apesar das medidas mais restritivas, índice não foi considerável se comparado com fins de semanas anteriores

Comércio cascavel
A data não é feriado. Em Cascavel, como em muitos outros lugares do País, o dia 30 de maio é ponto facultativo

O objetivo do Decreto Estadual 7020/2021 de impor um lockdown no fim de semana era evitar a circulação das pessoas e tentar conter o avanço do novo coronavírus, mas a taxa de isolamento registrada em Cascavel ficou parecida com a das semanas anteriores, quando as medidas eram mais permissivas.

Nesta segunda-feira (15), o Município divulgou um gráfico que mostra índice de isolamento de 46,6% registrado domingo (14), menor que o registrado nos dois domingos anteriores: dia 7 deste mês (47,4%) e dia 28 de fevereiro (48,2%), o qual, inclusive, apresentou o maior percentual de isolamento social na cidade nas últimas quatro semanas.

As medidas aplicadas no último fim de semana permitiam o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais e incluía o fechamento do comércio. De acordo com o levantamento apresentado, no sábado (13), a taxa de isolamento registrada foi de 36,2%. Nos sábados anteriores, dias 6 de março e 27 de fevereiro, o índice havia sido de 35,4% e 34,8%, respectivamente.

O coordenador do Comitê de Crise em Cascavel, Thiago Stefanello, explicou que o esperado era um índice de isolamento acima de 60%. “Todo distanciamento social é fundamental nesse momento. Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas circulando nas ruas sem máscaras. No último sábado e domingo, esperávamos um índice de isolamento acima de 60%. Os municípios, os Estados e a União vão continuar lutando para ampliar leitos, mais isso já mostrou que não resolve o problema. A melhor saída é evitar a contaminação e, para isso, neste momento, o distanciamento é remédio que todos podem praticar, por meio da responsabilidade individual”, comentou o coordenador do Comitê de Crise.