Cotidiano

Alerta com peçonhentos

Em pouco mais de um mês já foram registrados 28 acidentes com animais peçonhentos em Cascavel e diante dos casos algumas orientações se tornam necessárias para que a população evite complicações que podem até mesmo levar à morte.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as principais notificações que chegam ao Setor de Endemias são por conta da captura de escorpiões pretos. Somente em relação a esse animal peçonhento houve quatro acidentes neste ano.

Devido ao aumento do aparecimento desses animais, sobretudo, no período de calor, e consequentemente, da necessidade de limpeza em terrenos onde o mato cresce de forma rápida, a secretaria destaca alguns cuidados.

“Orientamos para que as pessoas, ao fazer limpeza de quintais e lotes, usem EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], calçados fechados, luvas, calça e camisas de manga longa”, cita.

Ações diárias também podem evitar algum tipo de acidente com a presença de peçonhentos. “É necessário também evitar o acúmulo de lixo, uma vez que o período de calor é o de maior incidência dos animais peçonhentos”, ressalta a Secretaria de Saúde.

Aranhas

Embora o aparecimento de escorpiões tenha aumentado, acidentes domésticos foram mais comuns com aranhas e considerando o período de 1º de janeiro a 16 de fevereiro, 15 pessoas foram atendidas por conta disso.

O número de acidentes com serpentes, lagartas e abelhas é o mesmo e já foram registradas três ocorrências por conta de cada um desses peçonhentos, neste mesmo período.

Em 2017

No ano passado houve 185 casos notificados por acidentes por animais peçonhentos: 13 ocasionados por serpentes; 88 casos por picadas de aranhas, 12 casos por picadas de escorpião, 4 casos de acidentes por lagarta e 68 casos de acidentes causados por abelhas.