Cascavel lança nesta quinta (1º) mais uma edição do Outubro Rosa, idealizado e organizado pelo Cascavel Rosa, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão a luta contra o câncer. O trabalho é voluntário e visa incentivar o diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer na mulher, principalmente o de mama.
Neste ano, a entidade preparou uma programação diferente, que inclui palestras on-line e venda de máscaras para prevenção à covid-19.
A campanha será lançada com o já tradicional rapel que estende a bandeira do Cascavel Rosa no prédio do Hotel Copas Verdes, no Centro da cidade. A ação será comandada pela equipe do Alpha 7 Adventure.
Hospitais parceiros vão disponibilizar exames gratuitos de mamografia para as mulheres, e a Uopeccan pretende aumentar o número de atendimentos neste mês. Até a Stock Car vai lembrar a importância da ação. A etapa deste fim de semana em Cascavel terá a linha de chegada preta e branca substituída pelo rosa.
Camisetas, lenços e máscaras
Para angariar recursos, o Cascavel Rosa implantou com sucesso a venda de camisetas com a marca, a maioria em tons rosa. Neste ano, também serão vendidos lenços e máscaras faciais, que custam R$ 7.
Além de investir na manutenção da associação, parte do lucro é doada para entidades filantrópicas, especialmente aquelas que combatem o câncer. Em anos anteriores, Uopeccan, a Casa da Dona Vani e o Hotel Santa Ana, que recebe pacientes e familiares de doentes, e o Núcleo dos Ostomizados foram beneficiados.
A presidente da Associação Cascavel Rosa, Maria Arnete Kaefer, reforça a importância da participação da comunidade: “Queremos que as pessoas abracem a causa, nos ajudem nessa luta, seja comprando os produtos, ou divulgando e conversando sobre o assunto. É importante que as mulheres não deixem de fazer os exames preventivos, especialmente a mamografia”.