Política

Cascavel pode ter 8 candidatos a prefeito

A semana começou quente, com a desistência do ex-prefeito Edgar Bueno (Pros), que cogita desistir de desistir

Cascavel pode ter 8 candidatos a prefeito

Uma eleição que quase não aconteceu e que ganhou nova data para tentar escapar da pandemia do novo coronavírus já tem tudo para ficar na história. Em Cascavel, pode ter um ingrediente a mais: a possibilidade de haver oito candidatos à prefeitura. Até a meia-noite desta quarta-feira, muito ainda pode acontecer.

A semana começou quente, com a desistência do ex-prefeito Edgar Bueno (Pros), que cogita desistir de desistir. Para isso, basta um pouquinho mais de apoio. Sua queixa é a falta de tempo de horário eleitoral gratuito. A cúpula estadual do partido esteve ontem em Cascavel para arrumar uns segundinhos a mais para Edgar seguir na disputa. O martelo será batido na convenção de hoje.

O Pros mantém diálogo com Evandro Roman (Patriota), Inês de Paula (Progressista) e Leonardo Mion (Solidariedade).

Ainda na segunda à noite, o rompimento de PDT e Solidariedade estremeceu as bases. Márcio Pacheco não poupou críticas ao recuo e agora caminha atrás do vice, vaga até então certa para Leo Mion. Contudo, é possível que o comando estadual interfira na provisória do Solidariedade, e determine o apoio a Pacheco. De qualquer forma, o médico Márcio Couto e a advogada Evelyne Paludo foram sondados para formar a chapa com Pacheco.

Outra intensa negociação da terça envolveu o democrata Juarez Berté e o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), que insiste em ver o DEM na coligação da reeleição. Só que a executiva pediu a vice e soube que Renato Silva (Republicanos) tem a preferência. Na convenção de segunda, o Republicanos deixou a ata em aberto. A proposta na mesa é Berté se reaproximar da administração e ser nomeado para cargo regional no Governo Ratinho Massa (jogada que já foi ensaiada e recusada por Berté).

Então, vamos à lista. Já homologados em convenção estão Carlos Moraes (Avante) e Arsênio Rodrigues (PRTB). Até ontem à noite, o Progressistas encaminhava a advogada Inês de Paula para a disputa (deixou a ata em aberto). Hoje, devem ser confirmadas as candidaturas do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), Márcio Pacheco (PDT), Evandro Roman (Patriota) e Paulo Porto (PT). Pelas contas, são sete. Fica a dúvida se Edgar vai ou fica. As apostas estão bastante equilibradas.

As convenções agendadas para esta quarta são: às 18h o PT se reúne na sala de liderança na Câmara de Vereadores; o PSC, às 19h, na Câmara de Vereadores; PDT, às 19h, na Associação Médica de Cascavel; Patriota, às 19h, na Associação dos Jornalistas de Cascavel; Pros, às 19h, na Terraplenagem Ipanema, no Jardim Maria Luiza.